Fifa abre investigação contra jogador da Suíça após gesto obsceno em partida contra a Sérvia
O momento aconteceu durante o segundo tempo do jogo, na sexta-feira (2)
A Fifa abriu uma investigação após o gesto obsceno feito pelo jogador Granit Xhaka, na partida da Suíça e Sérvia (3-2), na sexta-feira (2), que classificou a Suíça para as oitavas de final da Copa do Mundo. O momento aconteceu durante o segundo tempo do jogo, quando Xhaka provocou o banco de reservas da Sérvia em meio à uma confusão perto da linha lateral do campo. A partida foi cercada de tensão por conta de conflitos políticos.
Ao final do jogo, Granit Xhaka ainda vestiu a camisa de um colega de time, Ardon Jashari, e fez alusão a Adem Jashari, líder revolucionário que defendia a independência do Kosovo, acusado de terrorismo na antiga Iugoslávia e morto em 1998 durante um ataque da polícia sérvia. Vale lembrar que Xhaka é de origem albanesa, enquanto Shaqiri, outro jogador da Suíça, é nascido no Kosovo.
Na Copa da Rússia, em 2018, os dois jogadores já haviam levantado debate político ao festejar dois gols, um de cada, imitando a águia presente na bandeira albanesa. Foi uma provocação à Sérvia.