Hakim Ziyech: de "garoto estúpido" a esperança da seleção de Marrocos
A seleção do Marrocos contará com o talento do jogador, nesta terça-feira (6), no jogo decisivo válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar
Habilidoso, driblador e preciso no toque de bola, os desafios da carreira de Hakim Ziyech no futebol, camisa 7 da seleção de Marrocos, para além das quatro linhas, sempre esteve relacionado com treinadores, que quase o levaram a perder a Copa. O então treinador Vahid Halilhodzic havia decidido não convocar o melhor jogador do time para o Catar por “questões disciplinares”. Após a falta do atleta sentida na Copa Africana de Nações, caiu o técnico, ficou o craque.
A decisão não poderia ter sido mais acertada. Aos 29 anos, Ziyech se consagrou como um dos melhores jogadores da primeira fase, decisivo para garantir a classificação marroquina após 36 anos e, de quebra, a liderança do Grupo F.
"Garoto estúpido"
As polêmicas com treinadores acompanham a carreira do jogador. Descendente de imigrantes marroquinos radicados na Holanda antes dele nascer, o meia é o caçula entre nove filhos, muitos deles com atuação em times holandeses. Convocado para um amistoso e uma partida das eliminatórias da Euro pela seleção da Holanda por Guus Hiddink, em 2015, o jogador optou por aceitar o convite da seleção do Marrocos, após ter sido preterido nas convocações depois de uma lesão que o tirou dos gramados.
“Eu nasci aqui (na Holanda), mas minhas raízes estão lá (no Marrocos), meu pai está enterrado lá e as pessoas gostam muito de mim lá. Aqui parece que sempre tentam encontrar algo negativo – afirmou Ziyech ao justificar sua escolha”, declarou o meia na época.
A escolha por defender a seleção africana foi criticada por Van Basten, primeiro técnico de Ziyech em seu início de carreira, no Heerenven. O treinador e ex-jogador holandês chegou a chamar Ziyech de “garoto estúpido” por escolher Marrocos e preterir uma vaga na seleção holandesa.
A seleção do Marrocos contará com o talento do jogador, nesta terça-feira (6), no jogo decisivo válido pelas oitavas de final da Copa do Catar, contra a Espanha, às 12h (horário de Brasília).
Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua