Grupo Hip Hop Olinda promove final do Circuito Breaking Itinerante no Recife
Os 16 melhores B-boys classificados no Ranking CBI disputam prêmios em dinheiro
Nos próximo fim de semana, o Grupo Hip Hop Olinda (H2O) realiza a etapa final do Campeonato Pernambucano de Dança de Rua: Circuito Breaking Itinerante - CBI. Os 16 melhores B-boys classificados no Ranking CBI disputam prêmios em dinheiro e serão avaliados por juízes do Brasil, Argentina e Estados Unidos, como Amy Secada, Bia Reis, B-girl Violetta, Jessé Batista e Raul Charada.
As etapas classificatórias aconteceram durante todo este ano em diferentes cidades pernambucanas, como Olinda e Igarassu, na Região Metropolitana do Recife; Caruaru e Gravatá, no Agreste; e Tracunhaém, na Zona da Mata Norte do Estado. A última etapa retorna para a capital pernambucana. Atualmente o ranking é liderado com 40 pontos pelo B-boy Hiltys de Gravatá.
De acordo com Rafael FX, graduado em dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e integrante do Grupo Hip Hop Olinda e um dos organizadores do evento, a etapa final acontecerá em dois dias, com diferentes modalidades de batalhas (nome usual dos campeonatos de breaking).
“No sábado (10), acontecerão batalhas de Footwork, Seven to Drink, entre outras. No domingo (11), acontecerá a final dos 16 melhores colocados no ranking com três momentos: a cerimônia de premiação do primeiro colocado no ranking atual - Bboy Hiltys; o campeonato com os 16 melhores do ranking e uma batalha entre crianças”, afirmou o organizador.
O circuito, coordenado pelos produtores culturais Liuterry e Rafael FX, ocorre no Graffiti Shop Cor da Lama, localizado no Edf. Douro, na rua Ulhôa Cintra, nº 122, no Bairro de Santo Antônio, área central do Recife. Nos dois dias, o evento acontece das 13h às 18h.
Circuito Breaking Itinerante
Criado em 2021 pelo Grupo Hip Hop Olinda, o Circuito Breaking Itinerante é realizado em edições mensais e organiza e define o Ranking CBI (ranqueamento dos melhores B-boys do Estado).
O Circuito tem apoio do Projeto Pazear e do Sesc Pernambuco. O ranking pode ser acessado através das redes sociais do Grupo Hip Hop Olinda e do Breaking Itinerante.
Cultura Hip Hop
Segundo Rafael FX, a cultura Hip Hop está presente em Pernambuco desde o início dos anos 1980 e tem amadurecido lentamente até chegar a lugares importantes.
“O CBI é um divisor de águas e, desde o começo de suas edições mensais, em março de 2022, já foi realizado em teatros, galerias de arte, museus, ateliês de pintura, bibliotecas, e instituições como o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Igarassu”, destacou Rafael.
Segundo ele, esse processo ajudou a sedimentar o estilo e a profissionalização dos artistas. "O CBI contribui para a profissionalização dos artistas das danças urbanas ao mesmo tempo em que desenvolve um novo cenário no breaking pernambucano, atualizando e colocando lado a lado com instituições de arte e de cultura de grande relevância."
Grupo Hip Hop Olinda
Fundado em 2020 pelos artistas e produtores Liuterry e Rafael FX, o Grupo Hip Hop Olinda (H2O) desenvolve projetos culturais e iniciativas sociais no campo da arte-educação. O grupo realiza atividades como o Manual Breaking Virtual, uma plataforma on-line de tutoriais sobre o breaking que contém entrevistas com artistas do mundo inteiro e publicações de artigos e pesquisas sobre a dança breaking.
Além disso, o Hip Hop Olinda leciona gratuitamente, junto à ONG Pazear, aulas de grafite e danças urbanas para crianças e adolescentes da comunidade do Centro Social Urbano (CSU), no bairro de Rio Doce, em Olinda.