Cidade em Alagoas anuncia construção do maior Cristo do mundo
Estátua de 70 metros terá partes inauguradas nesta quarta-feira (7)
A prefeitura da cidade de Pilar, em Alagoas, anunciou que, em breve, terá a maior estátua de Jesus Cristo do mundo. Nesta quarta-feira (7), serão apresentadas peças gigantes que devem compor a obra, como as mãos e o rosto de Cristo. A escultura, que terá 70 metros, está sendo feita pelo escultor cearense Markus Moura e será montada no alto do Santo Cruzeiro - parque turístico com capacidade para receber centenas de visitantes por dia.
Quando ficar pronta, a escultura deverá ser considerada a maior obra de arte católica do mundo. Atualmente, esse título pertence ao Cristo Protetor, instalado na cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul. A estátua tem 43,5 metros de altura, incluindo o pedestal. O Cristo Redentor, mais famoso entre as esculturas que representam o filho de Deus, no Rio de Janeiro, mede 38 metros, sendo considerado o 6º maior do mundo. Vale ressaltar que, no mundo, há cerca de 118 Cristos Redentores, deles 112 estão no Brasil.
Todo o projeto do monumento será apresentado em evento nesta quarta, no local da obra. Na cerimônia, os presentes contarão com a experiência de subir de balão até a altura do mirante do coração do Cristo, para experimentar a vista que a estátua terá quando inaugurada.
Parque religioso
Segundo a prefeitura da cidade alagoana, a estátua custou cerca de R$ 12,2 milhões e integrará o complexo de turismo cultural e religioso localizado no Santo Cruzeiro, onde já estão instaladas a estátua gigante de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da cidade, e a Via Sacra com peças do mestre artesão João das Alagoas. Do mirante, avista-se a Lagoa Manguaba, a maior laguna do estado, margeada por uma bela extensão de Mata Atlântica.
O Cristo de Pilar, que retrata Jesus ressuscitado, é assinado pelo mesmo artista que esculpiu o Cristo da cidade de Encantado. Um elevador interno levará ao mirante de vidro localizado no coração do Cristo, que possibilitará uma vista única do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (Celmm).
A previsão de inauguração é para julho de 2024, e a expectativa é que atraia até 700 visitantes por dia somente durante o período de construção. O entorno do Cristo será beneficiado por um parque ambiental, banheiros públicos, espaço para lojas e alimentação, além de posto de Informações Turísticas (PIT) e estacionamento para ônibus turísticos.