São Paulo

Tarcísio anuncia presidente da Petrobras como secretário de Gestão e Governo Digital

Além de Caio Paes de Andrade, governador anunciou mais dois nomes de secretários

Caio Mario Paes de Andrade - Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta terça-feira (6) os nomes de três secretários da gestão que assume o Estado em 1º de janeiro. São eles: o atual presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, para assumir a pasta de Gestão e Governo Digital; o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, para a Secretaria de Assuntos Internacionais; e a jornalista Lais Vita para a Comunicação.

O Coronel Sérgio Codelo será nomeado para comandar o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão do governo responsável pela manutenção das rodovias estaduais não concedidas à iniciativa privada.

A nomeação de Caio Paes de Andrade para a Petrobras ocorreu neste ano em meio a acusações de tentativas de intervencionismo de Jair Bolsonaro na política de preços da estatal. Antes de assumir o atual posto, ele esteve à frente da Serpro, estatal de tecnologia da informação e processamento de dados do governo federal.

Lucas Ferraz é economista e professor universitário da FGV. É secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia desde janeiro de 2019.

Laís Vita é jornalista formada pela Universidadee Federal da Bahia (UFBA) com mestrado em Comunicação Política pela Universidade Complutense de Madri, na Espanha. Foi assessora de imprensa do Ministério da Infraestrurura até maio de 2022, quando deixou a pasta para ser coordenadora de comunicação da campanha de Tarcísio de Freitas. Atualmente, Laís é coordenadora de transição do governo.

Secretariado
Outras nomeações anunciadas recentemente são as do deputado federal bolsonarista e ex-policial Guilherme Derrite (PL-SP) como secretário de Segurança Pública e o também deputado federal Roberto de Lucena (Republicanos-SP) na pasta de Turismo. O presidente do PSD e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, ocupará a Secretaria de Governo, cargo-chave para a articulação política do novo governo.

Também já foram confirmados os nomes de Renato Feder, secretário da Educação do Paraná, para comandar a pasta da Educação, o médico e ex-deputado federal Eleuses Paiva (PSD) para a Saúde, o advogado Arthur Lima para a Casa Civil, e a procuradora Natália Resende como secretária de Infraestrutura, Meio Ambiente e Transportes.

O médico infectologista Esper Kallas foi anunciado para a presidência do Instituto Butantan e a advogada Inês Coimbra, para a Procuradoria-Geral do Estado.