Professora da UFPE, Maria Acselrad lança livro "Avança, Caboclo!"
O livro retrata a cultura dos Maracatus, Caboclinhos e outras expressões do folclore pernambucano com raízes africanas
O livro, de autoria da pesquisadora e professora do curso de Dança da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Maria Acselrad, “Avança, Caboclo!“ trata sobre a antropologia a partir da dança de guerra ou guerra dançada dos caboclinhos de Goiana, Zona da Mata Norte do Estado, agremiações culturais que conquistaram o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, em 2016. A autora e professora foi entrevistada no Programa, “Folha na Tarde”, Ancorado por Patrícia Breda, na Rádio Folha FM 96,7 , desta terça-feira (06).
O livro de 378 páginas, é acompanhado por um rico caderno de imagens, com registros de ensaios, apresentações, rituais de preparação e toque de Jurema. A tese é uma etnografia que compreende as relações de aliança e inimizade que definem os caboclinhos e estende a pesquisa até a Jurema, complexo religioso de matriz afroindígena que permitiu acessar forças de uma dimensão invisível, que também dança. Durante a entrevista a professora disse que com a pesquisa percebeu que os terreiros são uma espécie de escola, onde se transmite muito aprendizado.
"Ali existe muita troca, existe o saber adicional. Os terreiros também funcionam como espaço de saúde onde circulam curandeiras, benzedeiras, onde vai muita gente pedindo ajuda, apoio. Lá é um espaço de muita troca, muita solidariedade”, disse Maria Acselrad.
Segundo a autora, o estudo se deu em duas etapas. A primeira foi uma “fase preliminar”, onde a autora pôde conviver com os integrantes da Tribo Canindé do Recife, na Bomba do Hemetério, Zona Norte da cidade, onde dançou por sete carnavais, na época sob a liderança da saudosa Juracy Simões. A segunda, já no doutorado, se deu entre disciplinas, trabalho de campo; realização de entrevistas; sistematização do material reunido; consulta de acervos pessoais; arquivos e bibliotecas públicas; exercícios de escrita e criação e participação em grupos de pesquisa.
“Se falando de Juracy, a relação dela com a Jurema é muito forte. Destaco que dentre os caboclinhos que preservam uma memória histórica, apesar de não ser muito recorrentes, encontramos nos livros a memória da liderança indígena, dos movimentos de preservação das tradições dos seus grupos”, finalizou a professora.
Lançamento
Para marcar o lançamento de “Avança, Caboclo!” A autora, Maria Acselrad vai promover uma noite de autógrafos no Café Adupé, no bairro da Várzea, dia 07 de dezembro, a partir das 20h. O evento vai contar ainda com a apresentação dos grupos Caboclinho União Sete Flexas de Goiana, Coco da Yá e Regente Joaquim. Também haverá lançamento do livro em Goiana, no dia 10 de dezembro, a partir das 16h, no terreiro de Ile Asé Oyá Onira, Nova Goiana. O evento contará com a presença de todos os grupos de caboclinho que participaram da pesquisa. O livro será vendido nos locais pelo valor de R$ 40,00. 20% da tiragem da publicação serão doados a estes grupos de caboclinho.