Futebol

Santa Cruz divulga nota explicando o cancelamento de atividades no Arruda, em dezembro

Um dos eventos cancelados foi a tradicional Festa do Boleiro, que aconteceria no próximo sábado (10)

Estádio do Arruda - Rafael Melo/SCFC

O Santa Cruz divulgou uma nota nesta quarta-feira (07) para explicar o motivo do cancelamento de atividades no campo do Arruda, em dezembro. Um dos eventos cancelados foi a Festa do Boleiro, que aconteceria no próximo sábado (10). 

De acordo com o Tricolor, a programação na manutenção e restauração do gramado do Arruda foi alterada independente da vontade do clube. 

O motivo foi o alto custo que a operação demanda, o que fez o Santa Cruz buscar um convênio com o Retrô. A Fênix possui o maquinário de tratamento de gramados, no seu Centro de Treinamento, e como parte do acordo, terá o direito de fazer o mando de campo dos seus jogos no estádio do Santa Cruz.

"Tornou-se absolutamente necessário fazer a antecipação e a adequação do calendário de ambas as partes, no mês de dezembro, com vistas ao desenvolvimento das necessárias etapas de tratamento dos campos de futebol das duas agremiações com a mão de obra especialista e os equipamentos já citados. Portanto, não houve nenhum desrespeito aos ex-jogadores com o fato novo. Foi uma decisão inadiável das duas partes em razão do surgimento da feliz oportunidade do convênio", explica um trecho da nota. 

Além da Festa do Boleiro, o Santa Cruz informou que outras atividades marcadas no Arruda foram remarcadas. 

"Há de se registrar ainda que, infelizmente, outros eventos tradicionais de final de ano, estavam da mesma forma pautados e, igualmente, tiveram de ser transferidos para outros locais, inclusive para os campos do nosso CT, que da mesma forma foi disponibilizado para os nossos ex-jogadores e ídolos. Por fim, reafirmamos o nosso mais profundo respeito aos grandes e eternos ídolos do Santa Cruz, do futebol pernambucano e do Brasil que, certamente, terão suas solicitações sempre acolhidas pelo Santa Cruz, que nunca lhes negou espaço, carinho e aplausos".

Confira a nota na íntegra: 

O Santa Cruz Futebol Clube vem a público para informar, em respeito à sua torcida e aos seus ex-atletas e do futebol pernambucano, que a mudança da programação na manutenção e restauração do gramado do Estádio José do Rego Maciel, independeu da vontade dos dirigentes que fazem o futebol do Clube e a Comissão Patrimonial.

Os altos custos da manutenção e restauração do gramado do Arruda, considerado atualmente um dos dois melhores campos de jogo de Pernambuco, e um dos melhores do país, obrigou os profissionais gestores do departamento de futebol e aos responsáveis pelo patrimônio do Santa Cruz, a buscarem a realização de um convênio com o Retrô Futebol Clube, instituição congênere do Estado, que possui todo o maquinário de tratamento de gramados, no seu Centro de Treinamento, ficando ajustado no acordo firmado, que o coirmão passa a ter o direito de fazer o mando de campo dos seus jogos no estádio do Santa Cruz, e o equipamento especializado para reforma e manutenção de gramados da sua propriedade, passa a ser utilizado concomitantemente no CT do Retrô e no campo do Estádio do Arruda.

Por esta razão, tornou-se absolutamente necessário fazer a antecipação e a adequação do calendário de ambas as partes, no mês de dezembro, com vistas ao desenvolvimento das necessárias etapas de tratamento dos campos de futebol das duas agremiações com a mão de obra especialista e os equipamentos já citados.

Portanto, não houve nenhum desrespeito aos ex-jogadores com o fato novo. Foi uma decisão inadiável das duas partes em razão do surgimento da feliz oportunidade do convênio.

O Santa Cruz sempre cedeu suas dependências para a realização da Festa do Boleiro e, certamente, continuará à disposição dos seus ídolos e do futebol pernambucano, aos quais sempre dedicou especial atenção, liberando todas as suas dependências para a realização de eventos.

O que ocorreu este ano foi uma imposição de necessidade, decisão adotada para transformar o custo de uma manutenção caríssima, em uma operação com baixíssimo custo, poupando o Santa Cruz do grande valor gasto mensalmente no pagamento de uma empresa especializada em manutenção de gramados, que atua em praticamente todas as arenas do Brasil.

A atual condição financeira do Clube não suportava tal aporte. O próprio Retrô decidiu, sabiamente, fazer o convênio, exatamente porque também era obrigado a arcar com altos custos para realizar seus jogos e, agora, desonerou seu orçamento, diminuindo seus custos, passando a jogar no estádio do Arruda.

Há de se registrar ainda que, infelizmente, outros eventos tradicionais de final de ano, estavam da mesma forma pautados e, igualmente, tiveram de ser transferidos para outros locais, inclusive para os campos do nosso CT, que da mesma forma foi disponibilizado para os nossos ex-jogadores e ídolos.

Por fim, reafirmamos o nosso mais profundo respeito aos grandes e eternos ídolos do Santa Cruz, do futebol pernambucano e do Brasil que, certamente, terão suas solicitações sempre acolhidas pelo Santa Cruz, que nunca lhes negou espaço, carinho e aplausos.