COMIDA DE ORIXÁS

Terreiro Nagô ilê Axé Orixalá Talabí promove evento de Comidas de Orixás das Águas, em Paulista

A programação que acontece nesse fim de semana, conta com muita gastronomia, vivências, música e dança.

Uenni Mirielle

O Seminário Onje Omi: Comidas de Águas, acontece nesses sábado e domingo (10 e 11) no terreiro Ilê Nagô Axé Orixalá Talabi, na rua Orobó, em Arthur Lundgren I, Paulista, na região metropolitana do Recife. A atividade tem o propósito de fortalecer a ancestralidade das mulheres negras e de terreiros promovendo a transmissão e preservação dos saberes, fazeres e memórias, ligados à gastronomia tradicional dos Orixás.

O seminário será desenvolvido a partir das reflexões da Ìyábásè Rosimary Guedes que convida Iyabás de outros terreiros para compor o ciclo das vivências, sobre a importância histórica das narrativas orais ligadas às Onje Omi, “Comidas de Águas”, pratos sacros litúrgicos ofertados aos Orixás das águas, divindades do panteão Nagô de grandes popularidades no Estado de Pernambuco. A mesa farta das religiões de matriz afro-indígenas representa um legado preservado ao longo dos anos no estado, cujos valores civilizatórios são preservados e transmitidos pelas mulheres de axé.

 

Foto: Uenni Mirielle

O seminário irá abordar as comidas das Iyabás Nanã, Iyemanjá e Oxum, divindades ligadas respectivamente aos pântanos, mar, lagos, fontes, rios e cachoeiras. O público alvo será formado, prioritariamente, por pessoas afro-indígenas pertencentes a comunidades tradicionais de terreiro do Estado de Pernambuco, e moradores das cidades localizadas na Região Metropolitana do Recife com interesse no universo da comida afro-brasileira de terreiro.

Estes pratos, cheios de fundamentos e particularidades, representam tudo que há de mais vivo e enérgico na culinária Nagô. O uso de ingredientes como peixes, inhames e frutas, por exemplo, são representações deste aspecto de vivacidade que a partir do matriarcado estabelece relações culturais e religiosas com os rios, os mares, os mangues e com a fertilidade da terra pelas águas.

 

Uenni Mirielle

De acordo com a Mestra Rosimary Guedes, que exerce há mais de trinta anos o posto de Iyabasé (cozinheira chefe dos Orixás dentro da hierarquia do candomblé), sem água não há nada dentro do Axé.

“Para tudo usamos a água, na nossa comunidade, na nossa cozinha de axé a água é tida como uma rainha, pois ela representa as nossas mães iyabás. Oxum é quem cuida dela, daí nossas comidas serem sagradas, porque mesmo as comidas mais quentes, as mais apimentadas precisam do frescor da água”, afirma a Mestra. 

A produção executiva do Seminário Onje Omi: Comidas de Águas é do Núcleo de Mídia, Comunicação e Tecnologia Social, coletivo que desenvolve ações que promovem geração de renda, trabalho e dignidade humana aos povos tradicionais de terreiro, valorizando os seus territórios enquanto espaço de preservação, fortalecimento e pertencimento cultural do patrimônio afro-indígena pernambucano. O incentivo é do Governo do Estado de Pernambuco através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura/PE). As inscrições serão realizadas presencialmente no primeiro dia do seminário.
 
PROGRAMAÇÃO

DIA 10 DE DEZEMBRO

13:00 – Inscrição do público participante;
13:30 – Abertura oficial e boas vindas;
14:00 – Vivência com a Iyabasé Rosimary Guedes que receberá as Iyabás: Conceição Costa do Terreiro Obá Ogunté – Sítio de Pai AdãoMaria do Carmo do Ilê Axé Oyá Meguê - Terreiro Xambá;Mãe Lú de Orixalá da Roça Jeje Oxum Opara Oxossi Ibualama;Barbara Costa do Ilê Iyemojá Ogunte;Iyalorixá Zefinha de Nanã do Ilê Omo Òrìsà Nanã-Buruku
17:30 – Apresentação do espetáculo de dança Omi: Substância Ancestral
18:00 – Encerramento do primeiro dia do seminário;
 
DIA 11 DE DEZEMBRO
 
17:00 – Abertura oficial da Mostra de Culinária Onje Omi: Comidas de Águas com degustação gratuita de pratos ofertados as Iyabás (Orixás femininas);
18:00 - Apresentação do Espetáculo Omi: Substância Ancestral;
19:00 – Show do Afoxé Obá Iroko;
20:00 – Show do Afoxé Orixalá Baba Funfun;
21:00 – Show do Grupo Coco Verde e Melancia;