Lula promete "desbolsonarizar" o Alvorada e o Planalto antes de assumir o governo
Petista deve fazer uma varredura para detectar eventuais escutas e demitir ocupantes de cargos comissionados
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confidenciou a aliados próximos que participam da equipe de transição que pretende promover uma “desbolsonarização” no palácio residencial do Alvorada. A informação é do colunista do UOL Josias de Souza.
Lula pretende, segundo o colunista, fazer uma varredura para detectar eventuais escutas no Alvorada, procedimento que será estendido ao gabinete presidencial, no Planalto.
Só depois de concluídos os serviços é que o presidente eleito vai sair do hotel onde está hospedado, em Brasília. Lula também planeja uma exoneração em massa de ocupantes de cargos comissionados já no primeiro dia de governo.A finalidade é evitar que bolsonaristas que exercem cargos de confiança, por descuido de Lula, integrem o novo governo.
Ao “desbolsonarizar” o Alvorada e o Planalto, Lula repete o que fez Jair Bolsonaro quando assumiu o governo. “Em 2 de janeiro de 2019, o então chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni foi aos holofotes para anunciar a "despetização do governo"”, lembrou Josias.
Lorenzoni prometeu colocar no olho da rua todos os comissionados. Os demitidos passariam por uma entrevista. Quem não tivesse "marca ideológica clara" seria dispensado. Na primeira leva, foram para a rua cerca de 300 servidores.