Lula se reúne com Haddad, Alckmin, Wellington Dias e Marcelo Castro para debater orçamento
Presidente eleito também deve se encontrar com outros ministros anunciados e assessores para definir organograma de seu governo
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discute na tarde deste domingo o Orçamento de 2023. Da reunião no hotel onde está hospedado em Brasília participam o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), o relator do Orçamento de 2023 no Congresso, senador Marcelo Castro (MDB-PI), e um dos coordenadores da área de planejamento da transição, o senador eleito Wellington Dias (PT-PI).
A presidente do PT, Gleisi Hoffman, e o coordenador dos grupos temáticos da transição, Aloizio Mercadante, também estão no hotel. Também são esperados os indicados à Casa Civil, Rui Costa, e para a Defesa, José Múcio.
Além do debate sobre o Orçamento, há a expectativa de que Lula discuta o organograma do seu governo. Na agenda, há possibilidade de que Lula possa definir o número exato de novos ministérios e secretarias.
Depois de anunciar os primeiros nomes de ministros na última sexta-feira, Lula será diplomado como presidente eleito nesta segunda-feira, em uma cerimônia no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E, após isso, deve anunciar outros indicados para ocupar postos em seu gabinete.
Ainda nesta semana, há a previsão de os deputados aprovarem a "PEC da Transição" na quarta-feira. A proposta abre R$ 168 bilhões de espaço fiscal para as promessas de campanha de Lula.