Indicação

Josué Gomes é nome mais cotado para assumir a Petrobras

Filho de José de Alencar é defendido por uma ala da equipe de transição do presidente eleito Lula

Se não for para a Petrobrás, é provável que Josué Gomes seja nomeado para o Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio (Mdic), a ser recriado - Divulgação/Governo de São Paulo

Depois do ex-ministro Aloizio Mercadante, o nome mais cotado para ser indicado à presidência da Petrobras é Josué Gomes. Pelo menos é o que deseja uma ala da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mercadante, de uns dias para cá, passou a ser o favorito para comandar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  

Gomes é filho de José Alencar, que foi vice-presidente nos dois mandatos anteriores de Lula. Atualmente, ele está à frente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), sucedendo Paulo Skaf, apoiador de Jair Bolsonaro (PL).

Segundo a jornalista Andréia Sadi, do g1, Gomes vem sofrendo pressões na Fiesp de sindicatos que marcaram uma assembleia, com apoio do seu antecessor Skaf, que pode levá-lo a deixar o cargo. 

Se não for para a Petrobrás, é provável que Josué Gomes seja nomeado para o Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio (Mdic), a ser recriado. A nomeação para ministério pode ser feita diretamente por Lula. Já a presidência da Petrobrás, além da indicação do presidente, depende de aprovação do conselho de administração da estatal.