Educação

Projeto "Um Por Todos" recebe apoio do Transforma Brasil e da OEI

A CGU, o Transforma Brasil e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) firmaram uma parceria para ampliar o projeto e captar mais voluntários

Os representantes da CGU, do Transforma Brasil, da OEI e de escolas pernambucanas se reuniram na Casa Zero - Arthur de Souza/ Folha de Pernambuco

Na tarde desta segunda-feira (12), a Controladoria-Geral da União (CGU), o Transforma Brasil e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), firmaram uma parceria em torno do projeto “Um Por Todos”, com o objetivo de ampliar e captar mais voluntários. O encontro entre os representantes das entidades e de escolas pernambucanas foi realizado na Casa Zero, no bairro do Recife. 

O “Um Por Todos”, ação realizada pela CGU, visa despertar nos estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, o senso de cidadania, de ética, de participação, de responsabilidade, e conscientizar sobre as consequências da corrupção, tendo a escola como núcleo principal de desenvolvimento de ações, através de um conteúdo produzido em parceria com o Instituto Maurício de Souza. 

De acordo com o Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, é necessário que as crianças, desde pequenas, sejam ensinadas e tenham consciência sobre os malefícios da corrupção e a importância do papel do Estado na sociedade.

“A gente precisa pegar as crianças de um país e começar a conscientizá-las sobre as consequências da corrupção, que aumenta a desigualdade, dificulta o crescimento de pessoas que têm menor renda. A gente começou com a ideia já há muitos anos de um projeto piloto para trabalhar com educação cidadã nas escolas e trabalhamos muito, chegamos em um número significativo, mas muito longe do nosso objetivo que é atingir 180 mil escolas no Brasil, todas as escolas públicas e depois passar para as privadas”, afirmou.

E para aumentar o número de escolas engajadas com o projeto, a CGU buscou o Transforma Brasil e a OEI para serem parceiros. 

“Juntamos esses três atores para tentar tocar um projeto de um aplicativo que juntasse voluntários com escolas e fizesse o encontro desse grupo para que a gente pudesse passar a ter esse projeto realmente acontecendo, porque eu posso montar o material, procurar o Instituto Maurício de Souza, fazer um material de alto nível com a Turma da Mônica, como já fizemos. Mas quem me garante que isso vai acontecer lá na ponta? Eu acho que esse é o grande segredo dessa parceria, tentar conscientizar, tentar arrumar voluntários, e ligar essas instituições de ensino com esses voluntários para que a gente realmente possa mudar o país”, destacou Wagner Rosário. 

Para o presidente do Transforma Brasil, Fábio Silva, a ideia é envolver e engajar o voluntariado nesse ecossistema e na comunidade escolar. 

“A partir disso queremos disseminar as boas práticas da CGU e fazer com que esse conteúdo chegue à educação da garotada e a gente possa a cada dia fortalecer o conjunto de valores que a gente acredita que é importante para a sociedade. É importantíssima a presença da OEI apoiando esse programa, para que o Transforma possa fazer com que todo esse material muito bem construído no Instituto Maurício de Souza, através da CGU, possa chegar nas escolas. O papel do Transforma é de engajar, mobilizar, e fazer a sociedade civil ter acesso a todo esse conteúdo”, reiterou. 

Segundo o Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil, Raphael Callou, é necessário integrar e fazer com que a sociedade seja parte do processo decisório da esfera pública. 

“Para a gente garantir uma sociedade que entregue e que tenha os serviços públicos necessários e de qualidade em benefício dela mesma, a gente precisa cada vez mais também integrar e fazer com que elas sejam parte do processo decisório da esfera pública. Isso acontece por meio da participação das pessoas com críticas, sugestões, comentários sobre as políticas públicas, mas elas só se sentem parte da política pública, na medida que elas conseguem compreender como a política pública acontece”, pontuou. 

“Esse projeto engaja as crianças contribuindo para que elas tenham cada vez mais clareza sobre o papel do Estado e o papel da sociedade no controle das políticas públicas. Isso acontece sobretudo na escola e com o engajamento da comunidade escolar. O projeto visa garantir a participação das famílias, dos profissionais de educação, e das crianças em torno desse que é um dos temas mais nobres”, acrescentou

A supervisora pedagógica do Colégio Madre de Deus, em Boa Viagem, Valéria Oliveira, pontuou que o projeto é fundamental para a formação das crianças.

“É muito mais fácil a gente mudar as novas gerações, do que a gente mudar as pessoas que já tem uma cultura enraizada. Então eu acho que a atuação do projeto na escola vai trazer a questão de todo um trabalho que precisa ser feito de prevenção, um trabalho educativo, um trabalho de mudança de cultura para que a gente tenha nas novas gerações perspectivas novas sobre os valores da ética, da moralidade e da utilização dos recursos públicos em benefício da sociedade de um modo geral”, salientou.