Cinema

Após problema técnico no Teatro do Parque, Cine PE transfere últimas sessões para o Cinema do Porto

Exibições ocorrem nesta terça-feira (13) e na quarta-feira (14), a partir das 19h

Cinema do Porto, no Bairro do Recife - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

As duas últimas noites do 26º Cine PE, nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14), serão transferidas para o Cinema do Porto, no Bairro do Recife. A mudança foi motivada por um um problema técnico com o projetor do Teatro do Parque, o que impediu as exibições do festival na última segunda-feira (12).

Com os remanejamentos da programação, as sessões terão início às 19h. Os vencedores das mostras competitivas serão anunciados até a sexta-feira (16), mas a entrega dos prêmios será realizada apenas em 2023.
 

Confira o comunicado oficial do Cine PE:
 
"Ao longo desses 26 anos, durante os quais o Cine PE - Festival do Audiovisual se consolidou no calendário cultural de Pernambuco e do Brasil, o evento sempre foi produzido com toda a atenção e zelo.

Na tarde desta segunda-feira (12), fomos surpreendidos por uma dificuldade que fugiu do nosso controle e impossibilitou a programação do festival de prosseguir normalmente. Uma queda de energia acarretou uma falha no sistema de projeção do Teatro do Parque que não pôde ser corrigida a tempo, nos forçando a cancelar a noite de exibição.

Recorremos então ao Cinema do Porto, localizado no Porto Digital e administrado pela Fundação Joaquim Nabuco, que nos recebeu de braços abertos e autorizou a transferência das duas últimas noites do Cine PE 2022 para a nova sala de projeção. Salientamos que nosso festival conta com a participação de convidados do Brasil inteiro, que já tinham a volta para seus estados agendada para o dia 15 de dezembro. Para não prejudicar realizadores, jurados, jornalistas e o público que prestigia nosso evento, foram definidas algumas alterações na programação, que passa a se iniciar às 19h. Veja abaixo a grade final.

Em virtude dos remanejamentos, os vencedores da 26ª edição do Cine PE serão anunciados até a sexta-feira (16), mas a entrega dos prêmios será realizada apenas em 2023. A Direção do festival lamenta profundamente o ocorrido e pede desculpas a todos os envolvidos, principalmente aos realizadores que foram afetados por esse imprevisto. Seguimos com o festival com a certeza de que, apesar de todas as dificuldades, o Cine PE sempre será marcado tanto pela resiliência como pela persistência em fomentar o cinema e a cultura nacional".

Programação com alterações:

Terça-feira (13) - 19h

Homenagem artística - Bárbara Paz

Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais
“Benzedeira” (PA), Ficção, Direção: Vitória Vasconcellos, 15’
“Os Pilotos do Plano” (SP), Ficção, Direção: Bruna Lessa, 21’

Mostra Competitiva de Longas-Metragens 
“Casa Izabel” (PR), Ficção, Direção: Gil Baroni, 84’
“Rama Pankararu” (RJ), Ficção, Direção: Pedro Sodré, 98’

Quarta-feira (14) - 19h

Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos
“Solum” (PE), Ficção, Direção: Vitória Vasconcellos, 15’
“A Raiz de Um” (PE), Animação, Direção: Pedro Henrique Lima

Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais
“Fragmentos de Godwana” (PE), Documentário, Direção: Adalberto Oliveira, 17’
“Ensaio Sobre o Grito” (RS), Animação, Direção: Rafael Valles, 7’
“Alexandrina - Um Relâmpago” (AM), Documentário, Direção: Keila Sankofa, 11’  

Mostra Competitiva de Longas-Metragens
“Um outro Francisco” (CE) Documentário, Direção: Margarita Hernández, 74’