Festival de Verão da Várzea: Bione, Mundo Livre S/A e Banda de Pau e Corda são atrações
Primeira edição do Festival começa nesta sexta-feira (16) e vai promover também o Concurso Miss Pérola, com candidatas trans e travestis
O bairro da Várzea é 'aquele cantinho' do Recife que os moradores fazem questão de atestar ser o melhor da cidade. E não há que se duvidar, inclusive em se tratando da cena cultural local, extensiva a artistas, grupos e bandas e outros movimentos da arte.
Que o diga a primeira edição do Festival de Verão da Várzea - apoiado pelo Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) - marcado para começar nesta sexta-feira (16) com programação gratuita (e plural) que inclui shows de nomes como Bione, Mundo Livre S/A, Orquestra Super Oara, Andrezza Formifa, N'Zambi e Bloco Lírico Flores do Capibaribe, entre outras atrações. Os dias de festa seguem até o domingo (18).
Além da programação musical, o Festival traz também oficinas - de capoeira, slackline e grafite, entre elas - e reforça o teor da diversidade e efervescência cultural do bairro, promovendo o primeiro Concurso Miss Pérola, formado por candidatas trans e travestis.
Solidariedade, Movimento 'Salve o Casarão' e Sustentabilidade
Embora gratuita a programação e, portanto, aberta a quem quiser chegar, a produção do Festival sugere ao público a doação de 1 Kg de alimento não perecível. O que for arrecadado será destinada ao GRIS - Espaço Solidário - Casa Maria de Lourdes.
A casa desenvolve trabalhos pedagógicos e faz acompanhamentos a famílias, auxiliando a população do bairro que vive em situação de vulnerabilidade social.
Também integra as boas-novas da edição o movimento "Salve o Casarão da Várzea", edificação que abrigava o antigo Hospital Magitot. A casa é ocupada com ações culturais e coletivas promovidas pelos moradores.
E para reforçar a ideia do Festival, que vai além do viés artístico-cultural, buscando reforçar também a consciência socio-ambiental da população, o evento vai trabalhar durante os três dias de festa com a cooperativa de materiais recicláveis "União Faz a Força". Com uma equipe a postos, todo o material descartado será recolhido.
Miss Pérola da Várzea
Ainda dentro do aspecto da pluralidade e diversidade, o Festival de Verão da Várzea vai promover o Concurso Miss Pérola da Várzea, composto por candidatas trans e por travestis, fortalecendo dessa forma a beleza e o ativismo LGBTQIAON+.
Em meio a todo um histórico de violência dessa população, a ideia do concurso é pautada também na defesa dos direitos e na busca pela garantia de liberdade e naturalização dos corpos.
Para Mun há, moradora da Várzea e idealizadora do desfile, a iniciativa vem também como forma de resgate à memória de Crismilly Pérola Bombom, mulher trans assassinada em 2021, vitimada pela transfobia.
"Ela sempre fez seus corres para garantir a sobrevivência. Ela era cabeleireira, garçonete, companheira de drinks e compartilhadora de vivência", destaca Mun.
Quem quiser participar do Miss Pérola pode se inscrever virtualmente via formulário disponível no perfil do Instagram do Festival de Verão da Várzea, até esta quinta-feira (15).
Três candidatas serão classificadas para a semifinal do concurso, em votação que vai ocorrer nos stories da rede social do Festival. Já a final acontece no domingo, dia 18, no palco do evento, e a vencedora sairá por aclamação do público.
A campeã, que vai ser avaliada por critérios como simpatia, presença cênica e espontaneidade e engaJamento com as causas LGBTQIAPN+, vai receber a faixa e a coroa Miss Várzea, além de um iPhone.
Programação
Sexta-feira, 16
Serginho e banda
Coco de Quinta
Sistema X
Albino Baru
Bione
Well
Walter de Afogados
Sábado, 17
Diego Cabral
Bloco Lírico Flores do Capibaribe
Mari Rosa
Matule
Batalha da Várzea
Banda Viruz
Mundo livre S/A
Domingo, 18
Roberto Cruz
Andrezza Formiga
Orquestra Super Oara
Concurso Miss Pérola da Várzea
Etnia
N'Zambi
Banda de Pau e Corda
SERVIÇO
Festival da Verão da Várzea
Desta sexta (16) até o domingo (18), no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife
Acesso gratuito