Gabriel Galípolo será secretário-executivo de Haddad no Ministério da Fazenda
Oficialmente, contudo, a equipe de transição ainda não anunciou o nome de Galípolo
O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse durante a reunião com Paulo Guedes, atual chefe da Economia, que o economista Gabriel Galípolo será seu secretário-executivo. No encontro na manhã desta terça-feira (13), Haddad ainda solicitou a Guedes que Galípolo possa marcar reuniões o quanto antes com o atual secretário-executivo, Marcelo Guaranys.
Haddad e Galípolo tiveram nesta terça uma reunião de trabalho no Ministério da Economia.
O economista de 39 acumula experiências no setor público e privado, sendo reconhecido por ser uma das figuras chaves para intermediar a relação entre a campanha do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva com atores do mercado financeiro, nas eleições deste ano.
A informação foi confirmada por diversos presentes na reunião. Oficialmente, contudo, a equipe de transição ainda não anunciou o nome de Galípolo como número 2 de Haddad na Fazenda.
Galípolo atuou de 2017 a 2021 como presidente do Banco Fator e, desde de 2009, é sócio na própria empresa, Galípolo Consultoria, responsável por estudos de viabilidade econômico-financeira de projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs).
Atualmente o economista também atua como Conselheiro na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), desde fevereiro deste ano.
Formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Gabriel Galípolo é pesquisador Sênior do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) desde janeiro de 2022 e já foi professor de graduação na Faculdade de Economia da PUC-SP de 2006 a 2012.
No setor público, passou por dois cargos relevantes à seara econômica. Chefiou a Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo e atuou como diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, duas funções sucessivas nos anos de 2007 e 2008.
Haddad se encontrou na manhã desta terça-feira por cerca de duas horas com Paulo Guedes, e ficou cerca de 30 minutos a sós com o atual ministro. Galípolo estava na reunião. Haddad ainda almoçará com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e deverá falar pela primeira vez com a imprensa desde que foi nomeado ministro na sexta-feira às 18h, no CCBB, em Brasília.