Governo Lula

Haddad confirma Bernard Appy para equipe do Ministério da Fazenda

O economista é o segundo nome da equipe de Haddad. Ele irá trabalhar para tentar conseguir aprovar a reforma tributária

Bernard Appy - Valter Campanato/Agência Brasil

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou, no começo da noite desta terça-feira, o economista Bernard Appy como integrante da equipe da pasta. A informação foi antecipada pelo Globo. Appy vai trabalhar para tentar conseguir aprovar a reforma tributária, um dos principais focos do novo governo.

O economista é o segundo nome da equipe de Haddad. À tarde, ao deixar a sede do Banco Central, onde almoçou com o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, o futuro ministro confirmou que o Gabriel Galípolo, ex-presidente do Banco Fator, será o secretário-executivo, segundo posto na hierarquia da pasta.

Nesta terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o ex-ministro Aloizio Mercadante será o presidente do BNDES no seu governo. Após o anúncio, o Ibovespa aprofundou a queda e o dólar passou a ganhar força.

Trajetória política
Appy é o autor da PEC da reforma tributária que tramita na Câmara e foi apresentada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP). A proposta prevê a substituição de cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ISS e ICMS) pelo imposto sobre bens e serviços (IBS), que seria cobrado no destino. A alíquota também é uniforme para todos os )bens e serviços.

Appy fez parte da equipe do Ministério da Fazenda nos dois primeiros governos de Lula, quando ocupou os cargos de secretário executivo e secretário de política econômica.