Lula escolhe Luiz Marinho como ministro do Trabalho e prepara anúncio para a semana que vem
Presidente do PT de São Paulo já ocupou o posto nos primeiros governos
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, definiu nesta quinta-feira (15) que o deputado federal eleito Luiz Marinho (PT-SP) será o novo ministro do Trabalho. O anúncio oficial, porém, deve ficar para a próxima semana junto com os titulares de outras pastas.
Como mostrou o Globo na segunda-feira, Marinho, que também é presidente do PT de São Paulo, conseguiu o aval das centrais sindicais para ocupar o posto. A nomeação contraria falas de Lula durante a campanha de que não iria repetir ministros de seus primeiros governos.
O presidente do PT de São Paulo já ocupou o Ministério do Trabalho entre 2005 e 2007 quando Lula era presidente. Ele se reuniu com o presidente eleito na semana passada, em Brasília. Nesta quinta-feira, os dois estiveram juntos num evento em São Paulo do Natal dos Catadores de material reciclável.
Marinho é amigo do presidente eleito e iniciou a carreira política da mesma forma que Lula, como presidente do Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC. Ele também presidiu a Central Única dos Trabalhadores (CUT), central sindical ligada ao PT.
Em 2008, foi eleito prefeito de São Bernardo do Campo (SP), cidade onde Lula vivia até 2020. Conseguiu ser reeleito prefeito do município em 2012. Em 2018, ao disputar o governo de São Paulo, ficou apenas em quarto lugar.