Saiba quem são os jornalistas suspensos por Elon Musk no Twitter
Profissionais da imprensa americana que cobrem tecnologia ainda não foram informados dos motivos do banimento
Ao menos quatro jornalistas que cobrem tecnologia nos Estados Unidos tiveram suas contas suspensas no Twitter. Os bloqueios aconteceram na quinta-feira (15), e foram destinados a profissionais que faziam reportagens sobre a empresa e o novo proprietário da marca, Elon Musk. Alguns dos banidos pelo bilionário haviam tuitado sobre a decisão da plataforma em derrubar a conta @ElonJet, que rastreava voos do avião particular do empresário.
De acordo com a CNN, o perfil do jornalista Donie O'Sullivan, que integra o time do canal de notícias por assinatura, está na lista de suspensões. A emissora divulgou um pronunciamento na manhã desta sexta-feira (16) sobre a decisão de Musk, alegando que a decisão do novo dono do Twitter foi "impulsiva e injustificada". Apesar de repudiar a ação, o veículo destacou que a medida não foi recebida com surpresa.
"A suspensão impulsiva e injustificada de vários repórteres, incluindo Donie O'Sullivan, da CNN, é preocupante, mas não surpreendente. A crescente instabilidade e violação do Twitter deve ser uma preocupação para todos que usam a plataforma. Pedimos uma explicação ao Twitter e reavaliaremos nosso relacionamento com base nessa resposta", escreveu o canal de notícias em comunicado oficial.
Ryan Mac, do The New York Times e Drew Harwell, do The Washington Post também tiverem os perfis suspensos. A conta do jornalista independente Aaron Rupar também foi banida. Saiba abaixo quem são alguns dos repórteres.
Donie O'Sullivan
O jornalista de 32 anos é correspondente da CNN em Nova York. Além de cobrir os bastidores da compra do Twitter por Musk no segundo semestre deste ano, ele tem um histórico de reportagens investigativas sobre campanhas de desinformação online direcionadas ao eleitorado americano. Donie O'Sullivan também já relatou como as plataformas de mídia social, o Congresso e a comunidade de inteligência do país estão respondendo à ameaça de fake news e trolls.
Ryan Mac
Ryan Mac é repórter de tecnologia do The New York Times, onde cobre o assunto em Los Angeles. Dentre as reportagens que costuma fazer, temas como responsabilidade corporativa na indústria global de tecnologia são recorrentes. A proximidade com o Twitter não é de hoje, já que foi repórter sênior do BuzzFeed News, onde cobriu grandes empresas de tecnologia, incluindo Google, Tesla e o próprio microblog.
Drew Harwell
Drew Harwell é repórter do The Washington Post, voltado para pautas de inteligência artificial e algoritmos e está entre as contas bloqueadas por Musk após reportagens tratando do Twitter e da atuação do bilionário como CEO da empresa.
Aaron Rupar
O jornalista independente teve destaque na imprensa americana ao longo do governo Donald Trump, por conta da intensa cobertura que fez do ex-presidente dos Estados Unidos. Após ter o acesso a sua conta com quase 800 mil seguidores bloqueado na rede social, ele postou um story no Instagram alegando que "algo fede" e que apenas fez um "post rápido expondo os fatos".