REAJUSTE

Pedágio que dá acesso às praias do Litoral Sul de Pernambuco terá aumento de 6,25% em 2023

Percentual de reajuste da tarifa é maior do que a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses

PE-009, que integra a Rota do Atlântico - Divulgação

A Concessionária Rota do Atlântico vai aumentar o valor da tarifa cobrada no pedágio que dá acesso às praias do Litoral Sul de Pernambuco. A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (16) do Diário Oficial do Estado a autorização da Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE) e diz respeito ao reajuste anual da tarifa de pedágio.

No dia 4 de janeiro de 2023, a partir da 0h, a tarifa sairá de R$ 9,60 para R$ 10,20 - um aumento de 6,25%.

Segundo a concessionária, o valor é necessário para manter um serviço 24 horas, que conta com guinchos leve e pesado, ambulância e viaturas de inspeção de tráfego acionados através do monitoramento de 50 câmeras distribuídas ao longo da rodovia ou pelo telefone de emergência 0800.031.0009.   

Escreva a legenda aqui

O percentual de reajuste da tarifa é maior do que a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses (5,9%).

A concessionária justifica o valor por ser somado ao reequilíbrio econômico-financeiro aprovado pelo Estado, considerando o arredondamento da tarifa de pedágio, previsto em contrato de concessão.

Ao longo deste ano, a Rota do Atlântico revelou ter realizado, por dia, uma média de sete atendimentos de socorro mecânico, quatro atendimentos para remoção de veículos, além de um atendimento pré-hospitalar a cada três dias, somando com outros serviços, como recolhimento de objetos na pista e captura de animais na pista, um total de 24.518 ocorrências.    

Na via,  também foi registrada a redução de 54% no número de acidentes em relação ao primeiro ano de operação, em 2014.