Stellantis negocia atração de mais fornecedores para Pernambuco
Grupo já tem 34 sistemistas instalados em Pernambuco, 22 deles em Goiana, e deve trazer mais indústrias para reforçar o polo automotivo, gerando empregos e renda
Quatro modelos de carros nascem no município de Goiana, na Zona da Mata Norte. Originalmente pernambucanos, o Jeep Compass, Jeep Renegade, Jeep Commander e Fiat Toro são montados na fábrica da Stellantis de Goiana para serem vendidos em diversos estados do Brasil e em vários países do mundo. Para dar base a toda essa produção, empresas fornecedoras se instalaram em Pernambuco, a maioria perto de Goiana, promovendo desenvolvimento econômico e social.
Além dos 34 fornecedores diretos instalados em Pernambuco, está em negociação a chegada de mais fornecedores para a indústria local. “A Stellantis está fechando com mais fornecedores e depois a gente conversa com essas empresas para decidir a melhor forma de apoiar a chegada delas. Possivelmente ano que vem será fechada a negociação dessas sistemistas”, explicou o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Roberto Abreu e Lima.
A mais recente empresa fornecedora da Stellantis inaugurada em Pernambuco foi a Yazaki. Localizada no município de Bonito, no Agreste, a Yazaki é especializada na produção de chicotes automotivos e outros componentes, como displays e dispositivos eletrônicos.
“Nem todos os sistemistas estão em Goiana, mas muitos estão. Isso é muito importante para geração de emprego, de salário, de tributo, de vários efeitos multiplicadores. O estudo da Ceplan mostrou o potencial de crescimento e que pode ser ampliado com a vinda desses fornecedores adicionais”, avaliou o economista e sócio-diretor da Ceplan, Jorge Jatobá.
Expansão dos fornecedores
Apesar de 22 fornecedores (a maioria dos sistemistas) estarem instalados no parque automotivo, o Governo de Pernambuco também fez um trabalho para interiorizar a instalação das empresas. “Quando existe um entendimento avançado entre a Stellantis e o fornecedor, a gente entra no circuito para falar com a empresa fornecedora. Um dos principais pontos de entendimento é a localização. Como também trabalhamos com a interiorização do desenvolvimento, nós apresentamos contrapartida maior quando a empresa quer ir para o interior”, explicou Roberto Abreu e Lima.
Desde a inauguração do polo, a montadora vem construindo um movimento para atrair novas empresas para a região. Inaugurado há sete anos com um Parque de Fornecedores formado por 16 empresas localizadas no perímetro do Polo, em Goiana, a Stellantis traçou uma estratégia para aumentar esse número. A expectativa é que até 2025 estejam instalados em Pernambuco 49 fornecedores de materiais diretos.
Conhecendo os modelos
O primeiro modelo da Jeep a ser produzido no Polo Automotivo Stellantis em Goiana foi o Renegade. O modelo foi ainda o primeiro veículo conectado da Stellantis no Brasil, estreando a plataforma de conectividade Adventure Intelligence by Jeep Connect.
O Jeep Commander, o maior e mais sofisticado Jeep já produzido no Brasil, chegou para trazer um novo patamar premium para a marca no País e deixar a gama da Jeep ainda mais completa. Lançado em 2021, o SUV tem capacidade para sete pessoas.
Utilitário esportivo mais tecnológico fabricado no Brasil, o Compass é exportado para mais de 15 países. O modelo entrega performance, design, sofisticação e tecnologia.
A Fiat Toro é responsável por transformar o mercado brasileiro de picapes ao apresentar para o consumidor o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP) – que combina o conforto e dirigibilidade de um SUV com a força, a robustez e a praticidade de uma picape com a capacidade para cinco pessoas e uma tonelada de carga total.