Hepatologista Lydia Falcão alerta para a importância da vacina de hepatites
A hepatologista Lydia Falcão, especialista em transplante de fígado do Real Hospital Português foi a entrevistada do Canal Saúde, desta sexta-feira (16)
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1 milhão 750 mil mortes no planeta, anualmente, é em decorrência da Hepatite. A doença, que atinge o fígado, se divide em A, B, C, D e E. Podendo ter diversas causas como doenças autoimunes, genéticas, abuso de álcool e drogas, ou por infecção provocada por alguns tipos de vírus. Para falar sobre este assunto, o âncora Jota Batista conversou com a médica Lydia Falcão, hepatologista do transplante de fígado do Real Hospital Português.
Durante a entrevista, a hepatologista Lydia Falcão explicou que para a Hepatite B existe uma vacina que está amplamente disponível. Diferente da Hepatite C que não existe uma forma de garantir a prevenção. Mas em relação a Hepatite B, a médica explicou que a doença não é transmitida pelo beijo, por gotículas, abraços ou usando o mesmo copo.
A Hepatite B só é transmitida por contatos por fluídos como sangue, sêmen, fluído varginal, ou seja, pela relação sexual tem a transmissão. Mas muito mais importante, é a transmissão por sangue e objetos perforucortantes”, disse.
A Dra. Lydia Falcão também alertou sobre o uso de alicate de unha, objetos de barbear, giletes usadas no cabeleleiro, pois se esses objetos tiverem tido contato com o sangue de pessoas que estão acometidas da Hepatite B, ocasionará na transmissão da doença. Ela continuou explicando que também existe a transmissão da mãe para o filho.
Temos também a transmissão maternal, quando a mãe tem hepatite B o bebê pode pegar e nascer com a doença”, explicou a Doutora que também falou sobre os sintomas.
Temos várias formas de hepatite B. A forma aguda, que pode ter sintomas mais graves, como por exemplo, o paciente fica com aquela cor amarelada no olho, ter febre e dor abdominal. Mas também ela pode ser assintomática”, falou a médica.
Por fim, a médica hepatologista alertou da importância de estar vacinado.
É importante a gente lembrar das vacinas, pois as vacinas são confiáveis, vamos nos proteger para não haver retorno dessas doenças. A vacina da hepatite B especificamente é uma vacina sem efeito colateral com alta chance de trazer proteção. Fica ai o alerta”, finalizou.
Você acessa a entrevista na íntegra clicando no player abaixo ou no seu agregador de podcast preferido.