Paralisação

Greve dos pilotos é mantida após tentativa de acordo

Paralisação acontece nesta segunda entre 6h e 8h em quase dez aeroportos

Aeroporto Internacional do Recife - Divulgação/Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco

Os aeronautas resolveram manter a paralisação programada para esta segunda (19), depois de rejeitar uma proposta do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). A greve — de tempo indeterminado — foi aprovada na última quinta (15) e o período de afastamento dos pilotos coincide com a alta no número de viagens aéreas para os feriados de fim de ano.

Durante a madrugada deste domingo, houve uma reunião para a apresentação de uma contraproposta dos aeronautas para as empresas, que deveria ser aprovada pela categoria. A oferta requeria reajuste salarial a partir do INPC com mais 0,5% de ganho real, mas foi rejeitada.

Com a decisão, ficam mantidos atrasos nos voos programados entre 6h e 8h nos seguintes aeroportos: Congonhas (São Paulo), Guarulhos, Galeão, Santos Dumont (os três no Rio), Viracopos (Campinas), Porto Alegre, Fortaleza, Brasília e Confins (Belo Horizonte).

As companhias aéreas conseguiram uma medida cautelar no Tribunal Superior do Trabalho (TST) para que 90% dos aeronautas continuem em serviço durante o período da greve, convocada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). A multa diária pelo descumprimento é de R$200 mil.