Paralisação

Greve de pilotos e comissários: saiba como foi primeiro dia no aeroporto do Recife

Paralisação começou nesta segunda-feira (19) e não tem prazo para terminar

Aeroporto Internacional do Recife - Gilberto Freyre - Divulgação

A semana começou com, pelo menos, 100 voos operando com atraso no país devido à paralisação de tripulantes aéreos nesta segunda-feira (19). Só em Congonhas, em São Paulo, houve atraso de 38 voos que seguiriam para diversas cidades do país. Além de SP, a paralisação, que está programada para acontecer todos os dias, entre 6h e 8h, ocorreu em aeródromos de Guarulhos, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza.

Embora o Aeroporto Internacional do Recife não esteja na lista, mesmo com a expectativa de atrasos, o dia foi normal e os voos não foram afetados.

Reivindicações

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que representa a categoria em greve, reivindica a reposição salarial pela inflação, medida pelo INPC, mais 5% de aumento real.

O TST media as negociações da campanha salarial da categoria, cuja data-base é dezembro. As conversas, segundo o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNE), tiveram início em outubro. De lá para cá, foram apresentadas três propostas das empresas, todas recusadas pela categoria. A mais recente delas foi votada no último domingo e prometia reposição inflacionária e mais 0,5% de aumento real. O texto foi rejeitado por 76,43% da categoria.

Atualmente, o piso salarial de um comissário de voo é de R$ 2.277,43. Já o de um piloto de avião comercial é de R$ 9.400. Além do reajuste salarial, o SNA pede que sejam respeitados os dias de folga dos tripulantes.