Veja curiosidades e recordes da Copa do Mundo do Catar
Competição disputada no Oriente Médio foi a edição com mais gols
Gols
Esta foi a última Copa do Mundo com 32 seleções e, consequentemente, com 64 jogos. A partir de 2026, serão 48 equipes no torneio realizado pela Fifa. E quis o destino que o Mundial do Catar encerrasse o atual formato com recorde de gols. Foram 172 registrados no Oriente Médio. Uma média de 2,69 gols por partida. É a maior marca da história com esta quantidade de times, superando 1998 e 2014 (171 cada).
Pênaltis perdidos
De todas as Copas, a do Catar foi a que teve o maior índice de pênaltis desperdiçados desde 1966. Se considerarmos as cobranças feitas no tempo normal, prorrogação e disputas por pênaltis, foram 64 batidas e 21 chances perdidas, ou 33% do total.
Pênaltis a favor
No Mundial do Oriente Médio, foi a primeira vez que uma mesma equipe, a Argentina, teve cinco pênaltis marcados a favor em uma Copa do Mundo. Com essas cinco penalidades a favor, os argentinos empataram com a França na segunda colocação como equipes mais beneficiadas por pênaltis na história das Copas, com 16 penais a favor. A Espanha, com 18, é a líder do ranking.
Disputas por pênaltis
Durante esta edição da Copa, cinco jogos foram decididos nas penalidades máximas. Antes, 1990, 2006, 2014 e 2018 eram os Mundiais recordistas com quatro disputas por pênaltis cada.
Disciplina
A média de cartões amarelos da Copa do Mundo do Catar (2,43 por jogo) foi inferior a da Rússia (2,46 por jogo). No entanto, o confronto entre Argentina e Holanda registrou recorde de amarelos em uma partida de Mundial. Foram 18, sendo que um deles foi o segundo para o lateral-direito holandês Dumfries.
Impedimento
Com a novidade do impedimento semiautomático, o número de jogadores em posição irregular teve um aumento neste Mundial. Ao todo, uma média de 3,9 posições irregulares foi registrada no Catar. A partida entre Argentina e Arábia Saudita teve o recorde de infrações por uma mesma equipe: foram dez impedimentos assinalados para os campeões mundiais.
Acréscimos
O torneio do Catar ficou conhecido, também, como a Copa dos acréscimos. Após a Fifa fazer um pedido aos árbitros para aumentar o tempo de bola rolando, 676 minutos foram acrescidos ao final dos tempos regulamentares. Uma média de 10,56 a mais por confronto. A partida entre Inglaterra e Irã, pelo Grupo B, foi a responsável pelo maior número de acréscimo. Comandado pelo árbitro brasileiro Raphael Claus, o duelo teve 27 minutos a mais, somados os dois tempos - 14 no primeiro e 13 no segundo.
Primeiro gol do torneio: Enner Valencia, do Equador
Último gol do torneio: Kylian Mbappé, da França
Total de gols: 172 gols marcados (2,69 gols/jogo de média)
Melhor ataque: França, com 16 gols
Artilheiro: Kylian Mbappé (FRA), com 8 gols marcados
Assistências: Griezmann, Perisic, Bruno Fernandes, Kane e Messi - 3 cada
Público total: 3.404.252 pessoas
Estádio com mais jogos: Lusail Stadium, com 10 partidas disputadas
Jogo com mais gols: Inglaterra 6 x 2 Irã, com oito gols marcados
Penalidades marcadas: 23
Penalidades convertidas: 17
Cartões amarelos: 200, com a Argentina sendo a mais indisciplinada (18)
Cartões vermelhos: 4 - Cheddira (Marrocos), Aboubakar (Camarões), Dumfries (Holanda), Hennessey (Gales)