Mesmo contra a vontade de Lula, aliados articulam candidatura para derrotar Lira, diz jornalista
Segundo Mônica Bergamo, da Folha, Marina, Boulos e Bivar são os nomes mais cotados para disputar a presidência da Câmara dos Deputados
A derrota política que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) sobre com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) fez com que aliados do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comecem a articular uma candidatura que consiga derrotar o parlamentar alagoano na campanha pela reeleição no cargo. A informação é da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.
A decisão do STF de permitir que o programa de repasse de renda seja excluído do teto e a inconstitucionalidade do chamado orçamento secreto teriam esvaziado o poder de Lira. Com isso, os opositores decidiram partir para o contra-ataque, mesmo sem o aval de Lula.
Cogita-se que estariam no páreo para concorrer com Lira Marina Silva (Rede Sustentabilidade), Guilherme Boulos (PSOL) e Luciano Bivar (União Brasil), segundo a jornalista.
Lira estaria atordoado desde domingo (18), quando o ministro Gilmar Mendes decidiu sobre o programa de repasse de renda, demonstrando tensão e ligando para parlamentares do PT para tentar entender o que teria acontecido.