FREVO

Maestro Formiga faz 80 anos e recebe homenagem no teatro Santa Isabel

O show ficará por conta dos mais 40 artistas da Orquestra Arruando e tem programação gratuita

Maestro Formiga na abertura do Carnaval 2020 - Divulgação

Ademir Souza Araújo, mais conhecido como maestro Formiga, é um dos maiores nomes do ritmo típico pernambucano, o frevo. O compositor receberá uma homenagem pelos seus 80 anos realizada pela Orquestra Arruando. A banda foi formada em 2013 e tem como objetivo a valorização da música e da dança, além de  levar o frevo ao seu local de origem: a rua. O show acontecerá nesta quarta-feira (21) no Teatro Santa Isabel.

O músico
Nascido em Recife, Formiga estudou no Conservatório Pernambucano de Música e já foi regente da Banda Musical da Escola Industrial Agamenon Magalhães. Na década de 1970 e 1980 ele assumiu a direção da Banda Municipal do Recife e participou da criação da histórica Frevioca, um dos primeiros projetos da Fundação de Cultura Cidade do Recife, um bondinho musical que busca levar o frevo para a cidade não só no carnaval, mas durante as programações diversas ao longo do ano como o São João e Natal. O artista também já fez parte de parcerias com a Orquestra Popular do Recife (PE) e Nação Zumbi (PE).

Ademir Araújo se tornou referência no Recife e seus trabalhos e composições atravessaram barreiras fazendo parte tanto da cultura popular quanto da erudita, passando pela música de carnaval até a ópera. Recentemente, suas obras e sua história foram traduzidas para um livro organizado pela Cepe e escrito por Carlos Eduardo Amaral no primeiro volume da coleção “Frevo Memória Viva”, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de dos mais tradicionais e expressivos ritmos pernambucanos.

Serviço:
Homenagem aos maestro Ademir Araújo
Onde: Teatro Santa Isabel, Praça da República, Bairro do Santo Antônio, Recife
Quando: Quarta-feira (21), às 20h
Os ingressos serão gratuitos e distribuídos uma hora antes do show na bilheteria do teatro
Duração: 90 minutos