Solidariedade

Em clima de Natal, pessoas em situação de rua recebem jantar no Recife

Até o Papai Noel esteve presente na ação solidária, realizada pelos Anjos da Noite, Puglis Projeto Solidário e Orquestra do Alto da Mina

União de projetos solidários leva refeição a pessoas em situação de rua - Ed Machado/Folha de Pernambuco

A poucos dias do Natal, pessoas em situação de rua foram presenteadas com uma noite especial. Com direito a Papai Noel, Puglis Projeto Solidário, Anjos da Noite e Orquestra de Câmara do Alto da Mina levaram a magia natalina a pessoas carentes, nesta quarta-feira (21), na Igreja de Santa Cecília, no Centro do Recife.

A entrega de refeição não é uma novidade, já que diariamente o Anjos da Noite, projeto tocado por Conceição Rodrigues, distribui as refeições.

Conceição Rodrigues, presidente do Anjos da Noite - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

"Todas as noites estamos aqui distribuindo mais do que comida, mas o voluntariado vai além disso. É doação de tempo, afeto, escuta e até mesmo um abraço", diz.

Orquestra do Alto da Mina
A presença da orquestra também não é novidade, já que a relação de parceria entre ela e o Puglis — comandado pelo desembargador do TRT 6 Eduardo Pugliesi e sua esposa, Marisa Pugliesi — garante a música clássica durante o jantar.

Marisa e Eduardo Pugliesi, coordenadores do Puglis Projeto Solidário - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Mas, dessa vez, quem estava regendo a orquestra não era o Maestro Israel de França, que estava na Espanha por motivos de trabalho. A missão de comandar os jovens músicos ficou com João Victor, de apenas 19 anos, e ex-integrante da Orquestra do Alto da Mina.

"É muito gratificante saber que meu esforço enquanto aluno valeu à pena e me trouxe até aqui (comando da apresentação). E o fato de estar ajudando outras pessoas torna tudo ainda mais valioso", declarou o músico.

Coordenador da Orquestra, o pastor Paulo César comentou que esse é o momento em que os jovens musicistas retribuem, de forma espontânea e singela, toda a ajuda que já receberam ao longo da vida.

Paulo César, coordenador da Ocam - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

"A Ocam desenvolve um trabalho muito importante de resgate de jovens de comunidades carentes. E esse tipo de apresentação é a forma que eles encontram de devolver o acolhimento recebido", comentou o pastor.

Magia do Natal
Mas a magia do período natalino pedia algo a mais, e Papai e Mamãe Noel marcaram presença na noite especial. Eles cumprimentavam carinhosamente todos os moradores, um por um, mas davam uma atenção especial às crianças, que, além da refeição, estavam recebendo presentes.

Breno e Natália, Papai e Mamãe Noel - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Breno Anderson tem 29 anos e é analista financeiro. Ao lado da companheira Natália Ferreira, 24, ele estava mantendo viva a magia natalina.

"É um prazer imenso colaborar com essa parte lúdica de um momento tão bonito, de uma época tão bonita. Manter viva essa magia, alimentar sonhos e ver o brilho no olhar de cada um deles não tem preço", finalizou.