chile

Presidente do Chile anuncia abertura de embaixada na Palestina

Em 2011, o Chile reconheceu a Palestina como Estado e posteriormente apoiou sua entrada na Unesco

Gabriel Boric, presidente eleito do Chile - Javier Torres (AFP)

O presidente do Chile, Gabriel Boric, informou na noite de quarta-feira (22) que durante seu governo abrirá uma embaixada na Palestina, anúncio que fez durante uma cerimônia de Natal com a comunidade palestina no Chile, a maior fora do mundo árabe.

“Uma das decisões que temos como governo, acho que não tínhamos tornado público, estou me arriscando com isso, é que vamos elevar o caráter de nossa representação oficial na Palestina. Vamos abrir uma embaixada para o nosso governo", disse Boric.

O Chile conta com um Escritório de Representação perante a Autoridade Nacional Palestina na cidade de Ramallah, inaugurado em abril de 1998. Enquanto isso, a Palestina conta atualmente com uma embaixada em Santiago.

Chile e Palestina estabeleceram uma estreita relação desde a migração de palestinos que começou no século XX e que atualmente ultrapassa 300 mil pessoas, tornando-se a maior colônia árabe fora do Oriente Médio e também convivendo com uma influente comunidade judaica composta por cerca de 30 mil membros.

Em 2011, o Chile reconheceu a Palestina como Estado e posteriormente apoiou sua entrada na Unesco.