Covid-19

Relatório aponta circulação da variante Ômicron e suas sublinhagens em Pernambuco

Material foi analisado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo (LVRS), no Rio de Janeiro

Sequenciamento genético em amostra positiva para a Covid-19 - Miva Filho/SES-PE

Mais um sequenciamento genético das amostras positivas para a Covid-19 feitas em Pernambuco foi divulgado. Segundo o relatório, todos os 35 genomas identificado da coleta são da variante Ômicron e suas sublinhagens, sendo uma da BE.9, três da B.Q.1.1, uma da B.Q.1.4, e 30 da DL.1.

O material foi analisado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo (LVRS), no Rio de Janeiro, e divulgado nesta quinta-feira (22) pela Secretaria Estadual de Saúde. 

As amostras, coletadas entre os dias 1º e 7 de novembro, são oriundas do Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Milton Bezerra Sobral (Lacen-PE), de pacientes residentes nos seguintes municípios: Abreu e Lima (1), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (4), Limoeiro (1), Olinda (5), Palmares (1), Paulista (1) e Recife (21).

Os últimos sequenciamentos genéticos, divulgados em novembro e realizados pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz-PE), apontaram a presença da BQ.1 e da XBB, subvariantes da Ômicron, em coletas realizadas no território pernambucano.

“Além dos cuidados essenciais, como o uso de máscara, principalmente para os grupos mais vulneráveis, continuamos reforçando a importância da testagem em caso de suspeita e do avanço da vacinação contra a Covid-19”, ressalta o secretário estadual de Saúde, André Longo.