Irã quer enviar mais armas à Rússia, diz inteligência israelense
Em outubro, o presidente israelense já havia dito que compartilhou com os EUA informações que indicavam o uso de drones iranianos na guerra na Ucrânia
O Irã busca "aprofundar e ampliar" o seu fornecimento de armas à Rússia, que trava uma guerra na Ucrânia, afirmou, nesta quinta-feira (22), o chefe do Mossad, o serviço de inteligência de Israel.
"Advertimos contra as futuras intenções do Irã, que tenta mantê-las em sigilo, de aprofundar e ampliar o seu fornecimento de armas avançadas à Rússia", declarou David Barnea durante um discurso na Presidência israelense, citado pela imprensa local.
"Já tínhamos colocado o nosso foco nas entregas de armas à Rússia, apesar das mentiras do Irã [...] que nos são familiares", acrescentou.
No fim de outubro, o presidente israelense, Isaac Herzog, disse que havia compartilhado com os Estados Unidos informações que indicavam o uso de drones iranianos na guerra na Ucrânia.
Há anos, os dois países travam uma guerra nas sombras. Israel acusa o Irã de querer fabricar a bomba atômica, o que Teerã nega. Israel também busca contrapor a influência da República Islâmica no Oriente Médio.
O regime iraniano, por sua vez, acusa o serviço de inteligência israelense de sabotar algumas de suas instalações nucleares e de assassinar cientistas.