Natal

"Recordemos as crianças simples, pobres e sofredoras", diz bispo em Missa de Natal na Catedral da Sé

Dom Luís Gonzaga Pepeu presidiu a celebração em Olinda

Missa de Natal no Alto da Sé, em Olinda - Ed Machado/Folha de Pernambuco

Fiéis foram logo cedo, na manhã deste Domingo de Natal (25), para participar da celebração que marca o nascimento de Jesus Cristo, na Catedral Metropolitana da Sé, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. A missa foi celebrada pelo vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Luís Gonzaga Pepeu.

O bispo iniciou o sermão com os votos e saudações de Feliz Natal enviados pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que não celebrou a missa por "ter outros compromissos", segundo disse dom Luís.

Confira a galeria no Instagram
 

"Com muita alegria, celebramos este dia santo do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é o filho amado do Pai. Na simplicidade do presépio, somos convidados a contemplar essa criança que nasceu para nós como manifestação do grande amor de Deus para conosco, para com cada de um nós", falou o sacerdote.

Dom Luís Pepeu também pediu para se fazer um paralelo entre o Menino Jesus, figura que ganha destaque na celebração do Natal, e as crianças "simples, pobres e sofredoras". 

"No dia de Natal, nunca será demais insistir que o Deus em que acreditamos é o Deus do amor e da misericórdia que continua a nascer diariamente em nosss corações", pontuou o bispo, ao dizer que celebrar o Natal é acolher e escutar Jesus.

Dom Luís ainda classificou como "a grande aventura de Deus" a "transformação da palavra em carne, no menino do presépio de Belém, que, por amor, aceitou revestir-se da nossa fragilidade para nos dar vida em plenitude".

Por fim, o bispo, a partir da figura do presépio, também condenou os sofrimentos dos mais pobres e pediu para que todos não compactuem com a mentira, o oportunismo, a corrupção, a violência, a miséria e a exploração dos pobres.

"Somos chamados a lutar por um mundo novo, de justiça, paz e amor", arrematou dom Luís.