A pressão que crianças enfrentam nas seleções para ingressar em escolas de referência
O tema foi abordado pelo psicólogo Daivson Lima no Canal Saúde desta segunda-feira (26)
Todo ano são realizados testes de conhecimento para crianças e jovens ingressarem em escolas de referências, como por exemplo, o Colégio Militar do Recife (CMR) e a Escola de Aplicação do Recife (EAR). Mas como estes concurseiros mirins se sentem? O que pensam? A mudança na rotina ajuda ou desestimula? Para falar sobre o tema, a apresentadora Patrícia Breda entrevistou, no Canal Saúde desta segunda-feira (26), o psicólogo Daivson Lima.
O profissional falou sobre a consequência para o desenvolvimento emocional dessas crianças.
Pode acarretar um quadro de ansiedade para a criança. Vai depender da estrutura familiar que ela tem e, também, da estrutura da instituição de ensino, como o cursinho, por exemplo, que ela pertence”, afirmou.
Para o psicólogo, as crianças e os jovens não podem apenas se dedicar aos estudos, de forma que fiquem sem espaço para momentos de descontração.
Dentro do quadro de horário de estudos deles, é necessário, também, o tempo de lazer. Eles vão construindo esse processo como responsabilidade e compromisso, mas sabendo que têm esse espaço de desafogar um pouco essas tensões”
Você acessa a entrevista na íntegra clicando no player abaixo ou no seu agregador de podcast preferido.