Alexandr Fier e Juliana Terao são os campeões brasileiros de xadrez
Além da premiação em dinheiro e troféus, os dois vencedores garantiram vaga na seleção olímpica de 2024
Depois de nove dias de disputas no salão de eventos do hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, foram conhecidos os campeões brasileiros de xadrez de 2022. No absoluto, o campeão foi o GM Alexandr Fier, enquanto que no feminino o título ficou com a FM Juliana Terao. Além da premiação em dinheiro e troféus, os dois vencedores garantiram vaga na seleção olímpica de 2024.
O vice-campeão brasileiro no absoluto foi o GM Yago Santiago e o terceiro lugar do IM Roberto Molina. Pelo feminino, a NM Ellen Larissa Bail conquistou o segundo lugar e a WIM Kathiê Librelato a terceira colocação. Com mais de 150 participantes de todas as regiões do Brasil, o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), o potiguar Máximo Igor Macedo, elogiou o desempenho dos atletas.
"O nível técnico foi excelente com a participação dos três primeiros colocados de 2021 tanto no feminino quanto no absoluto, merecendo uma divulgação na página principal do site da Federação Internacional de Xadrez", revelou o dirigente que também destacou a organização do evento.
"A organização da competição foi bastante elogiada, inclusive com transmissão de imagens em alta qualidade, assim como foi no FENAC & FENAJ 2022, e autorizada reprodução para alguns canais, em especial ao Raffael Chess, que atingiu em alguns dias mais de 45 mil visualizações", disse Igor.
Para 2023, a Confederação Brasileira de Xadrez projeta uma competição ainda mais grandiosa, uma vez que serão definidas mais três vagas paras as equipes olímpicas de 2024. A 88ª edição do Campeonato Brasileiro Absoluto e 61º Feminino foi promovido pela CBX em parceria com Federação Pernambucana de Xadrez (FPEX), tendo como responsável pela organização e direção o MN Rodrigo Yoshio.
Classificação final
88º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez
1º GM Alexandr Fier - 9,5 pontos/11 partidas
2º GM Yago Santiago - 9,0 pontos/11 partidas
3º IM Roberto Molina - 9,0 pontos/11 partidas
61º Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez
1ª FM Juliana Terao - 9,0 pontos/ 9 partidas
2ª NM Ellen Larissa Bail - 7,0 pontos/9 partidas
3ª WIM Kathiê Librelato - 6,5 pontos/9 partidas