Ana Maria César lança novo livro

“Poemas Arcaicos & Outros Mais” transita entre profundidade e leveza

Ana Maria César, acadêmica e escritora - Reprodução

Três partes que formam um título uno “Poemas Arcaicos & Outros Mais”, novo livro da acadêmica e escritora Ana Maria César. O lançamento será nesta segunda-feira (24) na Academia Pernambucana de Letras, após a palestra “A poética de Ana Maria César”. Os acadêmicos Lourival Holanda, Paulo Gustavo e Ângelo Monteiro vão fazer uma apreciação da nova obra da autora às 16h. A entrada é aberta.

A autora desdobra o título de sua obra, que se apresenta, então, em três partes: “Poemas arcaicos”, “&” e “outros mais”. O último fragmento foi o primeiro a ficar pronto. “Eu não tenho o costume de escrever poesia, escrevo história e prosa. Mas os versos foram surgindo no dia a dia. Uma vez, passando na rua pensei ‘as veias da cidade fedem’. Foram momentos assim que fui anotando. Quando vi, tinha um livro”, conta a autora.

Mais conhecida por seus ensaios como “Juiz de Caruaru” e “A Faculdade Sitiada”, Ana César já se aventurou na poesia em dois outros livros: “Versos Voláteis” e “No Limiar do Tempo”, a convite de amigos. “Esses livros tinham temas, ‘outros mais’ fala de um tudo”, descreve. Os assuntos variam da relação entre o homem, o rio e a lama a temáticas surrealistas e mesmo leves. “Organizamos começando com os mais profundos, mais densos e fomos chegando ao leve. O último ‘Cansaço’, é uma quase uma brincadeira”, revela.

Além da influência de célebres autores como José Cabral de Melo Neto, Ana é conduzida pela sua curiosidade. “’&’ é uma história sobre esse símbolo, sobre a comunicação. Nem foi um processo consciente, mas como o resgate histórico está tão dentro da minha mente que está também na minha poesia”, observa.

“Poemas Arcaicos” chegou por último e marcou a autora com uma revelação. “Eu gostei do nome. Achei bonito. Depois reparei que arcaicos não são meus versos, mas eu. Sou do século XX. Gosto do meu tempo, das palavras antigas... isso está nesses primeiro poemas”, finaliza. Detalhes da infância e adolescência de Ana reverberam nos escritos.

O livro será vendido na secretária da APL ao custo de R$ 30. Após a fala dos convidados, ocorre uma sessão de autógrafos. “O microfone é aberto a todos. Estou curiosa para ouvir os comentários. Creio que muitos vão ficar surpresos e até chocados, como eu também fiquei”, admite. Ana pretende voltar a se dedicar ao seu próximo projeto “Três homens de nome João - uma tragédia em trinta”. “Existe um tempo para tudo. Eu prefiro aproveitar o momento e não exagerar. Busco só o suficiente”.

Lançamento de “Poemas Arcaicos & Outros Mais”, de Ana Maria César
Quando: segunda-feira (24), a partir das 16h
Onde: Academia Pernambucana de Letras
(av. Rui Barbosa, 1596, Graças)
Mais informações: 3268-2211