música

Ausência de Céline Dion em lista de 200 melhores cantores gera revolta na web; entenda

Seleção encabeçada por Aretha Franklin tem nomes como Rosalía, Adele e Ozzy Osbourne: "Crime contra a humanidade", critica internauta

Celine Dion - Reprodução/Instagram

A ausência de Céline Dion na lista com os 200 melhores cantores da História, publicada recentemente pela edição americana da revista "Rolling Stone", gerou revolta nas redes sociais, nesta semana. "Céline Dion não está em nenhum lugar da lista? Celine Dion é a maior vocalista feminina de todos os tempos", escreveu um fã no Twitter, plataforma em que internautas realizam uma campanha criticando o fato.

A lista é encabeçada por Aretha Franklin, seguida de Whitney Houston, Sam Cooke e Billie Holiday. As dez primeiras posições contam ainda com Mariah Carey, Ray Charles, Stevie Wonder, Beyoncé, Otis Redding e Al Green.

A canadense Céline Dion foi excluída da seleção, que conta com nomes como Rosalía, Marvin Gaye, Frank Sinatra, Adele e o roqueiro Ozzy Osbourne. Há quem fale em "desprezo" e até "um crime contra a humanidade", como sugeriu, em brincadeira, um fã da artista.

Brasileiros na lista
Um trio de baianos garante a presença brasileira na lista. João Gilberto (1931-2019) aparece na 81ª posição, Gal Costa, que morreu aos 77 anos em novembro do ano passado, vem como a 90ª melhor cantora, e Caetano Veloso é listado em 108º lugar.

João Gilberto e Gal Costa foram perfilados pelo jornalista argentino Ernesto Lechner, especialista em música latina. Sobre o cantor e compositor, Lechner (que confundiu sua naturalidade, chamando o baiano de Juazeiro de carioca) diz que foi um dos arquitetos fundadores da bossa nova, "um dos movimentos culturais mais poderosos que surgiram na América Latina", junto de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Já Gal é descrita como a "vocalista feminina mais transcendente da era pós-bossa". Perfilado pelo americano Michaelangelo Matos, Caetano é comparado a Bob Dylan (o 15º da lista), "um roqueiro revolucionário com uma inclinação literária pesada".

Top 200 melhores cantores da História

A seguir, confira a lista completa com os 200 melhores cantores da História, publicada em 1º de janeiro de 2023 pela edição americana da revista "Rolling Stone".