Papa Francisco dá adeus final a Bento XVII; corpo é enterrrado na Basílica de São Pedro
Após o funeral o caixão de Bento XVI foi transportado para o interior da Basílica de São Pedro, onde será enterrado
O papa Francisco iniciou, nesta quinta-feira (5), a missa solene do funeral de Bento XVI diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, uma cerimônia inédita na história moderna da Igreja Católica.
O caixão simples de madeira com os restos mortais de Joseph Ratzinger, que carrega uma cópia dos Evangelhos, foi colocado no altar instalado no átrio da basílica, à qual o papa Francisco chegou em uma cadeira de rodas.
Último Adeus
No último adeus, Francisco destacou sua "entrega contínua nas mãos de seu Pai. Mãos de perdão e compaixão, de cura e misericórdia, mãos de unção e de bênção", pouco antes de o caixão ser transportado para o interior da Basílica de São Pedro para sepultamento.
"Bento (...) que a tua alegria seja perfeita escutando definitivamente, e para sempre, a voz" do Senhor, pediu o papa durante a missa presidida em cadeira de rodas.
A presença de um papa no funeral de seu predecessor não tem precedentes na história recente da Igreja.
Francisco esteve rodeado por cinco cardeais no altar instalado no átrio que domina a imensa esplanada.
Terminada a missa, de pé, apoiado por uma bengala e sem paramentos, Francisco abençoou o caixão e tocou-o com a mão para se despedir.
Após o funeral presidido pelo papa Francisco, o caixão de Bento XVI, falecido aos 95 anos, foi transportado para o interior da Basílica de São Pedro, onde será enterrado.
O sóbrio caixão de madeira de Joseph Ratzinger, que deixou a Praça de São Pedro sob os aplausos dos fiéis, deve ser enterrado na cripta onde descansou o predecessor do pontífice alemão, João Paulo II, até sua beatificação em 2011, data em que seus restos mortais foram removidos do local.