guerra na ucrânia

Soledar é palco de "confrontos sangrentos", diz líder de grupo paramilitar russo

Dez quilômetros a nordeste de Bakhmut, a cidade de Soledar é vizinha de Bakhmutske, uma localidade que separatistas pró-Rússia afirmam terem conquistado

Equipes de resgate ucranianas trabalham no local - Sergey Bobok / AFP

Intensos confrontos estão ocorrendo nos subúrbios de Soledar, uma cidade no leste da Ucrânia próxima a Bakhmut, um dos pontos centrais dos conflitos — disse o chefe do grupo paramilitar russo Wagner, Evguéni Prigojine, nesta terça-feira (10).

"Sejamos honestos, o Exército ucraniano está lutando bravamente por Bakhmut e Soledar. O subúrbio a oeste de Soledar está sendo palco de confrontos muito pesados e sangrentos", disse Prigojine, segundo seu serviço de imprensa no Telegram.

"As Forças Armadas ucranianas defendem com honra o território de Soledar. Os relatos de deserções em massa em suas fileiras não correspondem à realidade", acrescentou.

Dez quilômetros a nordeste de Bakhmut, a cidade de Soledar é vizinha de Bakhmutske, uma localidade que separatistas pró-Rússia afirmam terem conquistado.

Denis Puchiline, líder dos separatistas da região de Donestk — cuja anexação é reivindicada por Moscou —, disse à televisão russa nesta terça que Soledar está "muito perto de ser liberada".

Ontem, Prigojine já havia afirmado que a ocupação de Soledar estava sendo planejada "exclusivamente" por seu grupo.

Também na segunda-feira (9), o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, considerou que as tropas resistem a "novos ataques, ainda mais violentos" em Soledar.

"Agradeço a todos os nossos soldados que protegem Bakhmut (...) e a todos os combatentes em Soledar que resistem a novos ataques, ainda mais violentos, dos invasores", disse Zelensky.

"Tudo está completamente destruído... Soledar está repleta de corpos dos invasores e assustada com as explosões", finalizou.