MISTÉRIO

Xerife da Califórnia diz não haver sinais do ator desaparecido Julian Sands

Ator desapareceu em 13 de janeiro na montanha San Antonio

Ator Julian Sands desaparece ao fazer trilha em montanhas da Califórnia - Charley Gallay/Getty Images North America/ Getty Images via AFP

Após quase duas semanas de intensas buscas por terra e ar, as autoridades americanas não conseguiram encontrar nenhum sinal do ator Julian Sands, desaparecido enquanto fazia montanhismo na Califórnia.

"Foram realizados numerosos esforços (de buscas) por terra e ar", informou em nota na noite de terça-feira o departamento do xerife do condado de San Bernardino, encarregado dos trabalhos de busca.

"Até agora, o senhor Sands não foi encontrado e não há evidências de que tenhamos descoberto sua atual localização. As operações continuarão enquanto as condições climáticas permitirem".

Sands, que saltou para a fama como par romântico de Helena Bonham Carter no filme "Uma Janela para o Amor" (1985), desapareceu em 13 de janeiro na montanha San Antonio, com cerca de 3.000 metros de altitude, situada nos arredores de Los Angeles.

As autoridades encontraram ali na tarde de terça-feira outro montanhista desaparecido. O homem de 75 anos apresentava ferimentos devido às condições climáticas na região.

Enquanto grupos de resgate continuavam buscando o ator britânico, um de seus quatro irmãos disse na terça-feira a um jornal local que está se habituando com a ideia de que possa tê-lo perdido.

"Sinto que ele partiu", disse Nick Sands ao Craven Herald & Pioneer, jornal da cidade britânica de Skipton, onde os irmãos passaram a adolescência.

Julian Sands, de 65 anos, é um montanhista experiente, que se descreveu no passado como a pessoa mais feliz quando está "perto do cume de uma montanha em uma gloriosa e fria manhã".

"Quando estava em Los Angeles, o monte Baldy [como é conhecida popularmente a montanha San Antonio] era seu lugar favorito, ia sempre que podia", disse Nick Sands. "Era nos morros e montanhas que Julian realmente revivia".

O ator, que foi protagonista de "Warlock" (1989) e da adaptação de "O fantasma da Ópera", em 1998, mora em Los Angeles. Ele tem três filhos, dois deles com a esposa, a escritora Evgenia Citkowitz.

O departamento do xerife de San Bernardino informou que foram executadas 233 operações de resgate na montanha Baldy entre 2017 e 2022, com oito vítimas fatais.

"A exposição à intempérie e as quedas contribuem para a crescente taxa de mortalidade no monte Baldy, e o risco de avalanches prolonga os esforços de resgate", explicou a entidade.

"Muitos montanhistas, experientes ou novatos, subestimam o terreno acidentado, o tempo imprevisível e os ventos fortes em nossas zonas montanhosas", acrescentou, enquanto recomendou aos excursionistas que "evitem áreas perigosas como o monte Baldy neste momento".