BNDES

Mercadante é aprovado por unanimidade por Conselho do BNDES para a presidência do banco

Além do novo presidente, três novas executivas ganharam aval para compor a diretoria da instituição financeira

Aloizio Mercadante - Valter Campanato/Agência Brasil

Aloizio Mercadante foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ocupar a presidência da instituição nesta quarta-feira.

Além do novo presidente, o conselho aprovou Tereza Campello, Natalia Dias e Helena Tenorio para comporem a nova diretoria do BNDES.

Mercadante e as três executivas se somam aos diretores já nomeados do banco Alexandre Corrêa Abreu, José Luis Gordon, Nelson Barbosa e Luiz Navarro. Ainda há dois nomes a serem definidos.

O Tribunal de Contas da União (TCU) já tinha declarado não ver impedimento na Lei das Estatais para a nomeação do ex-ministro para a presidência do BNDES. A indicação do petista causou uma grande polêmica, num primeiro momento, por um entendimento que estaria impedido por sua contribuição à campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) .

Na avaliação do TCU, no entanto, a sua participação "teve natureza meramente intelectual" e não foi remunerada, o que não caracterizaria impedimento para assumir a função.

Conheça o currículo do novo presidente e diretoras do banco
Aloizio Mercadante é graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1976), com mestrado em Ciência Econômica (1989) e doutorado em Teoria Econômica (2010), pela Universidade Estadual de Campinas.

Professor licenciado de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e aposentado da Universidade Estadual de Campinas, foi deputado federal por dois mandatos (1991-1995 e 1999-2003). Em 2002 foi eleito o senador com o maior número de votos da história na época, tendo ficado no mandato até 2011.

Ele foi ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (2011-2012), ministro de Estado da Educação (2012-2014), ministro de Estado Chefe da Casa Civil (2014-2015) e novamente Ministro da Educação (2015- 2016). Ao assumir o Banco, deixa a presidência da Fundação Perseu Abramo.

Tereza Campello é economista, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde – NUPENS-USP e professora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo. Também é Doutora Notório Saber em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, com pós-doutorado em Segurança Alimentar pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido.

Entre 2020 e 2022, foi titular da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da faculdade de Saúde Pública da USP. Tereza Campello foi ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, entre 2011 e maio de 2016. Entre 2002 e 2011, esteve à frente de projetos importantes para o desenvolvimento, como o Plano Nacional de Mudanças Climáticas.

Natália Dias tem mais de 25 anos de experiência em bancos de investimento tendo atuado em instituições como JP Morgan Chase, Bank of America Merril Lynch, ING Bank e Banif Investment Banking. Ela tem experiência e profundo conhecimento dos mercados financeiro, bancário e de capitais, finanças e governança corporativa. Além de investidora e mentora em projetos de impacto social, é ativista de diversidade e inclusão.

Helena Tenorio é funcionária de carreira do BNDES há 25 anos e possui graduação e mestrado em Economia pela UFRJ e MBA Executivo pelo COPPEAD-UFRJ. Além disso, cursou Economic Development Thinking, na Harvard Kennedy School e Master in Digital Transformation, pela PUC-Rio. No BNDES, Helena Tenorio desempenhou funções nos segmentos de Mercados de Capitais, Exportação, Planejamento, Comunicação e Relacionamento Institucional.

.