Rodrigo Pacheco recebe ligação de Lula após ser reeleito no Senado
Randolfe ligou para o celular do presidente e passou o telefone para Pacheco; conversa durou cerca de 3 minutos
Minutos após o resultado da eleição no Senado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou por telefone com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reeleito para comandar a Casa por mais dois anos. O senador, que é aliado do governo, venceu Rogério Marinho (PL-RN), apoiado pela oposição, pelo placar de 49 votos a 32.
Quem intermediou a conversa foi o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso. O senador ligou para Lula, que passou o telefone para Pacheco.
Quem intermediou a conversa foi o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso, que passou o telefone a Pacheco. A ligação durou cerca de três minutos. De acordo com Randolfe, o presidente apenas cumprimentou o presidente da Casa pela vitória na disputa.
O senador do PSD teve 49 votos contra 32 do bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN). Lula diz que o governo não interfere na disputa interna do Congresso, mas seu partido, o PT declarou oficialmente apoio à reeleição de Pacheco e o Planalto mobilizou a máquina do governo com cargos de segundo e terceiro escalão para evitar traições na base aliada.
O Palácio do Planalto atuou de forma intensa pela reeleição de Pacheco e evitar a vitória da oposição, o que poderia comprometer a governabilidade do novo governo. O presidente orientou o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), a buscar o voto de parlamentares que se diziam indecisos.
A vitória no Senado era considerada fundamental para Lula, pois a Casa tem prerrogativas como analisar indicação de embaixadores, de diretores de agência e ministros de tribunais superiores, além de também ter o poder de articular comissões parlamentares de inquérito que podem se virar contra o governo. Cabe ainda ao presidente do Congresso, que também é o do Senado, conduzir a sessão que aprova o Orçamento da União.