Recife

Linha Centro do Metrô do Recife retoma operação após interdição por problemas na rede aérea

Operação foi retomada às 8h desta quinta-feira (2)

Metrô do Recife - Melissa Fernandes / Folha de Pernambuco

A Linha Centro do Metrô do Recife amanheceu interditada nesta quinta-feira (2). De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), problemas na rede aérea provocaram a interrupção da operação, que só foi retomada às 8h.

Os transtornos iniciaram na noite dessa quarta-feira (1º), por volta das 21h45, quando a Linha Centro, por onde circulam composições com destina a Jaboatão e Camaragibe, na Região Metropolitana, passou a operar somente com uma das vias para os dois sentidos.
 

Ainda segundo a CBTU, após o encerramento das operações na noite de quarta, foi iniciada a manutenção na rede aérea.

"Manteremos todos informados e comunicamos que foi feito contato com o Consórcio para reforço nas linhas, tentando amenizar o impacto para nosso usuário", informou a CBTU.

Apesar da retomada nas atividades da Linha Centro, usuários que precisaram usar o metrô na manhã desta quinta-feira (2) relataram que os transtornos continuam. Além das interrupções constantes no funcionamento do serviço, problemas como a superlotação dos vagões, a falta de climatização e a violência nos trens estão entre as principais queixas dos passageiros. 

A comerciante Luciene Rufino, 47, utiliza a Linha Centro do metrô diariamente e relata problemas estruturais que, segundo ela, fazem com que o translado se torne mais difícil. “A gente vai pegar o metrô e se depara com elevadores quebrados, escadas paradas e uma série de problemas. Quando chove, a gente tem que armar sombrinhas dentro do metrô”, conta a comerciante, que também se queixa do preço da passagem.

Entre os usuários, há quem costume sair de casa mais cedo para se “antecipar” a eventuais problemas no metrô. É o caso de Antonio Henrique, 24, que trabalha como vendedor na região central do Recife e utiliza a Linha Centro todos os dias. “Vai de mal a pior. Todos os dias enfrentamos os mesmos problemas: calor, confusão e até violência”, disse.  

Demanda por melhorias
O sucateamento do metrô do Recife foi um dos pontos abordados pela governadora Raquel Lyra (PSDB) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na reunião do Chefe do Executivo Federal com os governadores no último 27 de janeiro. De acordo com Lyra, a situação do metrô é tratada como um tema “prioritário” nos diálogos com o Governo Federal. 

A chefe do Executivo Estadual esteve ao lado dos 26 governadores durante reunião que aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), em Brasília. Apresentamos, ainda, a situação do Metrô do Recife, que está sucateado, e a questão da habitação de interesse social. Foram esses os quatro pontos que destacamos como sendo prioritários neste momento de retomada da agenda de investimentos para o nosso estado", afirmou a governadora na ocasião.