Zelensky diz que Rússia 'concentra suas forças' para 'se vingar' da Ucrânia e da Europa
Segundo o presidente ucraniano, "o sonho de uma Europa pacífica só pode ser realizado com a Ucrânia e lutando contra a Rússia e sua agressão"
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, acusou a Rússia nesta quinta-feira (2) de preparar suas forças para "se vingar" da Ucrânia e da Europa, que apoia Kiev contra a invasão russa.
"A Rússia está concentrando suas forças, todos nós sabemos. Ela quer se vingar não só da Ucrânia, mas também da Europa livre", declarou ele em entrevista coletiva com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Segundo o presidente ucraniano, "o sonho de uma Europa pacífica só pode ser realizado com a Ucrânia e lutando contra a Rússia e sua agressão".
A conferência de imprensa conjunta dos dois líderes aconteceu pouco antes de uma reunião de trabalho entre as equipes de Von der Leyen – compostas por 14 comissários europeus e pelo chefe da diplomacia, Josep Borrell – e as de Zelensky.
Um encontro de cúpula entre a União Europeia (UE) e a Ucrânia acontecerá realizada na capital ucraniana na sexta-feira (3), meses depois de o país ter obtido o status de candidato oficial à adesão ao bloco.
A reunião de sexta-feira é uma "etapa lógica e importante" para a "integração" da Ucrânia na UE, defendeu o presidente ucraniano.
A chefe do Executivo europeu anunciou, por sua vez, que o bloco planeja impor novas sanções à Rússia por ocasião do aniversário da invasão, em 24 de fevereiro, medida que Zelensky instou a adotar rapidamente.
"Quanto mais rápidas e qualitativamente" forem aplicadas as sanções, "mais cedo estaremos perto de derrotar a invasão russa", declarou o líder ucraniano.