FÓRMULA 1

Ford voltará à Fórmula 1 em 2026

A empresa americana participou pela última vez da F1 em 2004, como fornecedora da Jordan

A montadora americana teve participação em 10 títulos de construtores e em 13 de pilotos - Foto: XPB Images

A fabricante americana de automóveis Ford voltará à Fórmula 1 em 2026, anunciou nesta sexta-feira (03) a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), em comunicado.

"A notícia de hoje de que a Ford estará na Fórmula 1 a partir de 2026 é muito boa para o esporte e estamos ansiosos para vê-los se unindo aos incríveis parceiros automobilísticos que já estão na Fórmula 1", disse Stefano Domenicali, presidente e diretor executivo da F1.

O comunicado não deu detalhes sobre com quem a Ford irá se unir, mas segundo a imprensa europeia, a parceria será com a Red Bull através de um acordo de motores.

A Ford participou pela última vez da F1 em 2004, como fornecedora da Jordan, e seu retorno é mais um sinal do crescimento da categoria nos Estados Unidos.

A montadora americana teve participação em 10 títulos de construtores e em 13 de pilotos, o que a torna a terceira fabricante de motores mais vencedora da história da F1, sendo seu sucesso mais recente a vitória de Michael Schumacher com a Benetton no campeonato de 1994.

"Este é o começo de um novo e emocionante capítulo na história do automobilismo da Ford, que começou quando meu bisavô [Henry Ford] ganhou uma corrida que ajudou a lançar nossa companhia. A Ford volta ao topo deste esporte, levando a longa tradição de inovação, sustentabilidade e eletrificação da Ford a um dos cenários mais visíveis do mundo", disse Bill Ford, presidente executivo da Ford Motor Company.

O regulamento de motores da F1 mudará em 2026 com a introdução de uma nova unidade de potência.