Ao sinalizar reajuste, Haddad fala em tirar "granada do bolso" de servidores
Ministro fez referência a Paulo Guedes, que festejou congelamento dos vencimentos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sinalizou a concessão de reajuste aos servidores ao dizer que iria tirar uma "granada" do bolso de funcionários públicos.
Haddad usou a mesma expressão evocada por Paulo Guedes em maio de 2020. Na ocasião, o ex-ministro disse que a suspensão de reajuste salarial de servidores públicos era “uma granada no bolso do inimigo”.
Em evento de reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente com representantes dos servidores federais, o atual ministro da Fazenda disse que o papel do governo Lula não é esse.
— O objetivo é tirar a granada do bolso de vocês. Aquela cena no (de Guedes) Palácio é umas mais vergonhas que já vi. Como alguém que pensa o Estado brasileiro estava na chefia de um ministério tão importante? Na verdade, ministérios importantes de baixo de uma mesma asa. (É uma vergonha) dizer que o serviço público federal é um inimigo a ser destruído, como se fosse um inimigo de guerra — disse.
O ministro também prometeu “diálogo permanente” com as categorias e falou do papel do governo em conciliar interesses eventualmente “conflitantes”.
— Vocês terão um servidor público à frente da Fazenda. Muito honrado com o ofício que eu e minha esposa levam a frente em uma instituição de ensino público — diz.