CARNAVAL

Defesa Civil de Olinda disponibiliza local condenado pelo próprio órgão para ambulantes no Carnaval

Denúncia foi feita por uma moradora de Olinda

Seguindo marcação colocada pela Defesa Civil, vendedores ambulantes ficarão próximos ao muro condenado por conta da árvore - Cortesia

Pouco depois de um mês, quando condenou um espaço na rua Doutor Moreira Alves, em Olinda, a Defesa Civil da cidade agora retornou ao local para fazer marcações e disponibilizar a área para o trabalho de vendedores ambulantes neste Carnaval. A denúncia foi feita à reportagem da Folha de Pernambuco, nesta quarta-feira (8), por Graça Azevedo, uma moradora que recebeu do próprio órgão a informação de que o muro da sua residência estava condenado por conta de uma árvore. 

“Eu administro essa casa onde tem a árvore e estava querendo podar, então fiz um requerimento no dia 26 de outubro do ano passado e dei entrada, porque as árvores estavam muito pesadas. Até janeiro deste ano, não tive nenhuma resposta, aí chamei uma pessoa para podar e tirar o peso. O trabalhador veio e, no mesmo instante, chegaram quatro fiscais da Defesa Civil e me perguntaram sobre, e eu disse que era por conta do peso das árvores”, disse Graça de início, antes de relembrar como recebeu a informação das autoridades de que a área sofria riscos.

“O secretário da Defesa Civil, então, condenou uma das árvores, dizendo que a que está encostada no muro está em estado de urgência. Na minha frente, ele ligou para o secretário de Patrimônio e disse sobre a árvore, dizendo que ela iria cair por cima do muro e pediu providências. Mas nada foi feito”, complementou a mulher.

Aguardando por providências do caso, Graça se deparou com uma postura oposta da Defesa Civil, que indicou que na área condenada algumas pessoas poderão trabalhar como vendedores ambulantes durante a época carnavalesca que se aproxima.

“Está em estado grave e isso já foi constatado pela Defesa Civil, aí agora mandam uma marcação de ambulantes para ficar sob esse muro. Vai ser um desastre, porque se chover o muro e a árvore podem cair”, alertou.

Árvore condenada vista por dentro da casa da moradora Graça Azevedo, em Olinda

O que diz a Prefeitura de Olinda?

"A Prefeitura de Olinda informa que a equipe da Defesa Civil realizou uma vistoria na Rua Doutor Moreira Alves. Durante a inspeção, foi realizada a poda da árvore, reduzindo em 50% a estrutura e evitando qualquer risco de queda.  Uma nova vistoria será feita no local pela equipe de engenharia da Defesa Civil nos próximos dias", trouxe em nota.