CARNAVAL 2023

Despedida do Carnaval: Maracatus e Escolas de Samba se apresentam na Praça do Arsenal

Última dia oficial do Carnaval 2023 teve tarde movimentada no Recife Antigo

apresentações culturais de Maracatus de Baque Solto e Escolas de Samba - William Tavares/Folha de Pernambuco

Antes dos shows tomarem conta do palco do Marco Zero, no Recife Antigo, a tarde foi de apresentações culturais de Maracatus de Baque Solto e Escolas de Somba. Na Praça do Arsenal, diversam grupos agitaram o público nesta terça (21), no último dia oficial do Carnaval 2023.

Família Salustiano e a Rabeca Encantada abriram a tarde de apresentações de maracatu, que ainda contou com a Tribo De Índio Tupinambá, Maracatu Nação Pernambuco; Cortejo e Maracatu Carneiro Manso. Ainda marcaram presença no palco os grupos Turma do Brinquedançar; Dallas Orquestra; Maracatu Carnavalesco Almirante Do Forte; e Bloco Carnavalesco Lírico O Bonde. Para quem também gosta de samba, a festa foi com a chegada da Escola de Samba Sambistas do Cordeiro.

Patrimônios Imateriais do Brasil, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os maracatus envolvem "performances dramáticas, musicais e coreográficas, resultantes da fusão de manifestações populares (cambindas, bumba meu boi, cavalo-marinho e coroação dos reis de congo)", aponta o Iphan. Os mais antigos foram criados por trabalhadores rurais (daí o outro nome do manifestação cultural) do fim do século XIX.
 

Nas apresentações, o mestre de cada maracatu entoa loas (um gênero poético construído por versos, oração, rima e métrica) em marchas, contando vivências, experiências e considerando fatos da atualidade. Os versos têm parentesco com os repentes de viola e com a poesia de cordel, na rima e na métrica, diferenciando-se destes apenas quanto ao ritmo.