Elon Musk volta atrás e pede desculpas depois de zombar de funcionário no Twitter
Bilionário disse que seu mal-entendido foi "baseado em coisas que disseram que não eram verdadeiras"
Elon Musk usou seu perfil no Twitter para fazer um pedido de desculpas ao designer criativo Haraldur Thorleifsson, dizendo que seu mal-entendido foi “baseado em coisas que disseram que não eram verdadeiras”. Na última segunda-feira, o bilionário zombou do funcionário PCD que o tinha perguntado por meio da rede social se ainda estava empregado.
O bilionário começou o "atendimento" perguntando qual era a função do homem na empresa e, no decorrer da conversa, chegou a usar emojis de carinha chorando de rir. O designer criativo Haraldur Thorleifsson mora em Reykjavik, capital da Islândia, é pai de dois filhos e usa cadeira de rodas.
Na segunda-feira, ele relatou no microblog, pelo perfil @iamharaldur, que — nove dias antes — de repente perdeu o acesso ao computador do trabalho. Thorleifsson fundou uma agência, chamada Ueno, que foi adquirida pelo Twitter em 2021 e possui escritórios nas cidades americanas de São Francisco, Los Angeles e Nova York. Separadamente, ele também administra um fundo que constrói rampas para cadeiras de rodas na Islândia.
"No entanto, o seu diretor de RH não pode confirmar se sou um funcionário ou não. Você não respondeu aos meus e-mails", disse Thorleifsson ao CEO, que respondeu: "Que trabalho você tem feito?"
Thorleifsson ficou com um pé atrás em expor publicamente suas funções e explicou que precisaria consultar a equipe jurídica da empresa antes de fazer qualquer postagem. Musk, porém, foi direto: "Está autorizado, vá em frente".
O funcionário então listou as atividades que estavam sob sua responsabilidade, como fazer a contratação de designers, realizar projetos para atrair usuários mais jovens e "elevar o nível do design" de forma geral.
"Elevar o design de qual nível para qual nível? [Publique] Imagens ou não aconteceu. Nós não abrimos postos de design há quatro meses. Que mudanças você fez para ajudar com relação à juventude?", rebateu Musk, que ainda postou uma cena do filme "Como Enlouquecer Seu Chefe" (1999) e escreveu: "Você diria que é uma pessoa sociável"?
A parte do filme compartilhada pelo empresário mostra um funcionário nervoso enquanto fala sobre suas funções para dois gerentes. Thorleifsson não se deixou abater e disse que é, sim, uma pessoa sociável, mas justificou que não poderia postar imagens de seu trabalho porque perdeu o acesso a seu computador. Em dado momento, ele mencionou a ferramenta de design Figma, ao que Musk apenas reagiu com duas carinhas chorando de rir.
O bilionário não chegou a responder diretamente a dúvida de Thorleifsson: a perda de acesso ao computador significada que perdeu o emprego? Por fim, o funcionário relatou no Twitter que "milagrosamente" chegou em sua caixa de entrada um e-mail do chefe de Recursos Humanos comunicando que, de fato, Thorleifsson tinha sido demitido. Não foi esclarecido, porém, se ele receberá a indenização de acordo com o contrato.
Musk, que adquiriu a plataforma de mídia social em outubro passado, vem reduzindo constantemente a força de trabalho da rede social de cerca de 7.500 funcionários, enquanto buscava reduzir custos.