COPA DO BRASIL

Copa das zebras? Copa do Brasil já teve 14 times das Séries A e B eliminados nas primeiras fases

Número representa mais da metade das 26 equipes de primeira e segunda divisão que já disputaram o torneio. Terceira fase terá outras 11

Com gol de Erick, Ypiranga eliminou o Bragantino - Foto: Enoc Júnior/Ypiranga

Com apenas duas fases disputadas — a segunda termina nesta quinta-feira —, a edição de 2023 da Copa do Brasil não está decepcionando quem gosta de uma boa zebra no futebol. Com as eliminações de Bragantino, Goiás, Ceará e Atlético-GO, na quarta-feira, a competição chegou a 14 times das Séries A e B eliminados.

Destes, apenas dois foram eliminados por equipe da mesma faixa competitiva ou superior: o Criciúma, da Série B, que perdeu para o Coritiba, da Série A, nos pênaltis (6 a 5, após 1 a 1 no tempo regulamentar), e o Ceará, que acabou eliminado pelo rival de Série B Ituano também nos pênaltis (4 a 2) e após empate em 1 a 1.

A quantidade de eliminados já representa metade das 26 equipes das duas primeiras divisões nacionais que entraram em campo nestas duas fases, sendo 10 da primeira e 16 da segunda. A conta inevitavelmente vai crescer para 15 ainda nesta quinta-feira, já que um dos confrontos restantes é entre Vasco e ABC, times das Séries A e B, respectivamente. O Grêmio é outro representante da elite a brigar pela vaga nesta quinta, contra o Ferroviário-CE.

Na terceira fase, outros 11 representantes das duas primeiras divisões entram na competição: Fortaleza, Atlético-MG, Athletico, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras, Corinthians e São Paulo (Série A) e Sport (Série B). O Paysandu, da Série C, também entra nesta fase.

Eliminados da Série A na Copa do Brasil 2023

Cuiabá — Caiu para o São Raimundo-RR
Goiás — Caiu para o Águia de Marabá-PA
Bragantino — Caiu para o Ypiranga-RS

Eliminados da Série B na Copa do Brasil 2023

Juventude — Caiu para o São Luiz-RS
Chapecoense — Caiu para o Marcílio Dias-SC
Sampaio Corrêa — Caiu para o Maringá
Avaí — Caiu para o Retrô-PE
Vitória — Caiu para o Nova Iguaçu
Londrina — Caiu para o Nova Mutum-MT
Ponte Preta — Caiu para o Brasil de Pelotas
Ceará — Caiu para o Ituano, que também disputa a Série B
Criciúma — Caiu para o Coritiba, que disputa a Série A
Atlético-GO — Caiu para o Volta Redonda
Vila Nova — Caiu para o Náutico