Cidadania

Ministério Público de Pernambuco realiza evento "Cidadania para Elas" com ações para as mulheres

O evento foi realizado no Sesc Santo Amaro

Ministério Público de Pernambuco realiza evento "Cidadania para Elas" com ações para as mulheres - Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Nesta sexta-feira (17), das 8h às 16h, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Núcleo de Apoio à Mulher (NAM), realizou o evento "Cidadania para Elas", no Sesc Santo Amaro. 

A Promotora de Justiça e coordenadora do NAM, Bianca Stella Azevedo, o objetivo da iniciativa é levar plenitude de direito às mulheres. 

"Estamos em um ponto do Recife bem emblemático, próximo da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Santo Amaro que é uma das delegacias mais movimentadas do Grande Recife e trazemos essa ação para cá, para chamar atenção para esse momento de cidadania como forma de prevenção de ciclo de violência, prevenção da questão de colocar a mulher numa situação de inferioridade, dar a ela plenitude de direito", destacou Bianca. 

Na iniciativa foram oferecidos os serviços de emissão de CPF e RG; encaminhamento para segunda via de registro, certidões de nascimento, casamento, óbito e habilitação de casamento; orientação jurídica; feira de artesanato, cuidados com a saúde e beleza; e palestras sobre como se tornar uma microempreendedora (MEI), orientação financeira, empoderamento feminino, entre outras. 

A estudante Débora Souza, 30, aproveitou a iniciativa para resolver várias pendências. 

A estudante Débora Souza, 30, aproveitou a iniciativa para resolver várias pendências. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

"Essa ação é muito importante. Eu aproveitei o momento de intervalo que eu trabalho aqui perto e vim resolver essas pendências que eu estava precisando, CPF do filho, segunda via da identidade, encerrar um MEI. Eu gostei muito da ação porque centralizou tudo em um lugar só e a gente consegue resolver bastante coisa", destacou a estudante. 

A ação é uma parceria do MPPE com a Defensoria Pública; a Delegacia da Mulher; o Sebrae; o Sesc; o Grupo Mulheres do Brasil e o Instituto Xegamiga.