Após "não" a Gilberto Gil, Florianópolis dá título de cidadão a Luciano Hang
Proposta foi realizada pelo vereador bolsonarista Maikon Costa em janeiro e aprovada nesta terça-feira (23)
Após a concessão do título de cidadão honorário de Florianópolis ter sido negada a Gilberto Gil na semana passada, vereadores da capital de Santa Catarina aprovaram em duas votações a entrega da honraria ao empresário Luciano Hang. A ação deverá ser oficializada em cerimônia nesta quinta-feira (23).
A homenagem foi proposta pelo vereador Maikon Costa em janeiro e aprovada em votações feitas nesta segunda e na terça-feira (22). Na última, recebeu apoio de 13 dos 23 vereadores — para ser aprovado, é necessário obter a maioria simples, ou seja, ao menos 12 votos. Ao todo, seis pessoas se ausentaram.
Assim como Hang, Costa é apoiador de Jair Bolsonaro. Em 2022, o pai do vereador, Valter Lima Costa, chegou a gravar um vídeo em que aparece armado e ameaça o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O título de cidadão honorário é uma homenagem destinada a pessoas que não nasceram em uma determinada cidade, mas que prestaram serviços relevantes ao município, ao estado, ao Brasil ou à humanidade, e que são reconhecidos em seus campos de atuação.
No caso de Gil, a proposta não passou da primeira votação, quando recebeu oito votos favoráveis, seis contrários e duas abstenções. Nas redes sociais, Maikon disse que "Gilberto Gil está longe de ser unanimidade entre os florianopolitanos, já teceu inúmeras críticas a cidade e ao povo daqui".